
Eólicas representaram quase 40% da energia produzida em Portugal em outubro
Portugal continua a ser o quarto país europeu com maior incorporação renovável na geração de eletricidade, atrás da Noruega, Áustria e Dinamarca.
Portugal continua a ser o quarto país europeu com maior incorporação renovável na geração de eletricidade, atrás da Noruega, Áustria e Dinamarca.
No total, a energia obtida por estas centrais fotovoltaicas seria suficiente para abastecer 2/3 da população do Baixo Alentejo.
A operadora do gasoduto, a Nord Stream AG, disse que o fluxo de gás recomeçou hoje de manhã, mas que o volume levaria algum tempo a aumentar.
Relatório aponta que "a seca severa que afeta diversas regiões da Europa desde o início do ano continua a expandir-se e a agravar-se".
"Não será cortada nenhuma árvore para a instalação da central", garante empresa promotora do projeto.
Portugal foi o quarto país com maior incorporação renovável na geração de eletricidade, entre 1 de janeiro e 28 de fevereiro passados, segundo o Boletim de Eletricidade Renovável da APREN.
A Galp anuncia um projeto industrial na cadeia de valor de baterias de lítio para veículos elétricos em Portugal, em parceria com a sueca Northvolt, que tem uma fábrica em construção na Suécia.
Confira as 12 métricas “mensuráveis e verificáveis” definidas pela Altri no Compromisso 2030, apresentado pelo CEO José Pina como “um documento fundamental para a competitividade e sustentabilidade” do grupo.
De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pela REN, o sistema nacional atingiu também em março o maior valor diário de sempre.
O agravamento da situação Covid e a verificação das pressões sobre o SNS não podem ser desligados de um tema pouco discutido, mas dramático: os preços da eletricidade e a incapacidade portuguesa para aquecer os seus lares.
Apesar do aumento do peso das renováveis na produção de eletricidade, a APREN alerta que o ritmo não é suficiente para cumprir as metas para 2020.
No dia 1 de fevereiro quase 90% do consumo de eletricidade foi derivado da produção eólica que nesse dia atingiu recordes. Alcançou 180 GWh.
Depois de um ano de seca, em 2018 a produção hídrica subiu 70% para 19.387 GWh.
No dia 23 de janeiro o sistema elétrico nacional bateu recordes de produção eólica ao alcançar 101,9 GWh. Cerca de 13% da produção foi destinada a exportação.
A EDP continua a somar o maior número de clientes apesar de a quota estar a recuar desde janeiro. Até novembro, o mercado livre de eletricidade alcançou 5,088 milhões de clientes.
Estimativa da associação ambientalista Zero diz que medida pode significar menos 281 mil árvores cortadas por ano.