
Surtos de gripe aviária em mamíferos mais do que duplicaram em 2024
No ano passado registaram-se 1.022 surtos da doença em 55 países, enquanto em 2023 o seu número foi de 459.
No ano passado registaram-se 1.022 surtos da doença em 55 países, enquanto em 2023 o seu número foi de 459.
O caso de gripe aviária foi detetado numa exploração comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, um estado no extremo sul do país, que faz fronteira com a Argentina e o Uruguai.
Desde 2022 foram notificados mais de 1.600 surtos nos EUA e mais de 166 milhões de aves foram afetadas. Especialistas dizem que não abater aves infetadas pode ser perigoso.
Em 2024 existiram 81 infeções em humanos, quase todos estes casos em humanos estão associados a gado ou a aves infetadas.
O território importou cerca de 110 toneladas de carne de frango congelada de Portugal nos primeiros nove meses de 2024, de acordo com dados oficiais citados no comunicado.
Este ano, contabilizaram-se, pelo menos, 55 casos de gripe aviária nos EUA, 29 dos quais na Califórnia.
A agência europeia alerta também para a "extensão geográfica do surto é inédita", tendo em conta que vai desde as ilhas Svalbard, um arquipélago no Ártico que pertence à Noruega, até ao sul de Portugal e ao leste à Ucrânia, afetando 37 países da Europa.
A França, como muitos países europeus, está a ser, mais uma vez, afetada neste inverno pela influenza aviária, altamente patogénica, transmitida por aves migratórias.
Cerca de 100 mil patos foram abatidos em quintas de criação com casos de gripe aviária identificados, enquanto outros 104 mil animais foram abatidos no âmbito de medidas preventivas.
O governo francês anunciou que foi detetado um primeiro surto de gripe aviária numa fazenda com 6.000 patos, no departamento de Landes, a cinquenta quilómetros da fronteira espanhola.
Vários surtos de gripe aviária foram detetados ao longo de novembro, em várias regiões do Reino Unido.
Peritos consideram que o País não aprendeu com a gripe aviária e a infeção respiratória aguda grave.
Surto de tipo H5 foi detetado numa herdade avícola em Oldekerk, província de Groningen.
Mulher de 68 anos já se encontra fora de perigo.
A mulher teve contacto com aves de capoeira antes do início dos sintomas.
Esta doença afeta as aves mas muito raramente os mamíferos.