Doença do Conforto
É caso para dizer que, quando o que é suposto nos dar conforto nos proporciona doenças, o desenvolvimento se traduz em subdesenvolvimento.
É caso para dizer que, quando o que é suposto nos dar conforto nos proporciona doenças, o desenvolvimento se traduz em subdesenvolvimento.
O que se passa é que a estirpe predominante até agora não circulava desde antes da pandemia. Isso justifica a existência de tantos casos, sobretudo em crianças mais novas.
São enfermeiros experientes, trabalham oito horas por dia e aprendem a identificar sintomas pela voz e a gerir insultos e mentiras de utentes. Em pico de gripe, a SÁBADO passou um dia num centro de atendimento – e identificou falhas e virtudes.
O médico de Saúde Pública e epidemiologista falou com a SÁBADO sobre a forma como a vacinação pode ser utilizada para melhorar o envelhecimento e aumentar a esperança média de vida.
Várias autarquias começam a ter oferta de cartões semelhantes aos de seguradoras privadas. É uma resposta inédita à crise no serviço público.
O registo de mortalidade excessiva entre os 45 e os 64 anos levou sem "nenhuma dúvida" à tomada de decisão por parte da Direção-Geral de Saúde, diz o ministro.
A proporção da gripe em UCI tem vindo a aumentar nas últimas duas semanas, atingindo os 17,1% na última semana do ano, valor acima dos registados em períodos homólogos, revela o boletim de vigilância da gripe.
Desde o início da campanha de vacinação sazonal, foram vacinadas 1.797.328 pessoas com o reforço sazonal contra a covid-19 e 2.266.010 pessoas contra a gripe.
Os sintomas parecem ser mais graves e a doença demora mais tempo a passar. A culpa é sobretudo da pandemia, o nosso sistema imunitário está "esquecido".
João Paulo Correia sofreu um choque séptico e está infetado com o vírus da Gripe A.
A vacinação contra a covid-19 vai decorrer nos centros de saúde em simultâneo com a da gripe à semelhança do que aconteceu em 2022.
Depois do festival, nas redes sociais, somam-se os relatos de pessoas que dizem ter ficado doentes. Organização do festival garante que "não há razão para alertas" e ARS Norte diz não ter qualquer registo de possíveis surtos.
A autoridade de saúde adiantou ainda que em Portugal foi avaliada uma situação de hepatite aguda numa criança, "com evolução muito favorável, cujo quadro clínico e analítico não apresenta o perfil das hepatites de causa desconhecida descrito em alguns países".
Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, atendeu 400 crianças num só dia. Maior parte dos episódios de urgência poderiam ser evitados, alertam médicos.
Especialistas alertam que, apesar da circulação do vírus da gripe estar mais elevada do que costuma ser em março, não foi tão elevada nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro e apontam que Portugal irá ter "uma epidemia de gripe mais tarde este ano".
Saúde Pública de Leiria e a Administração Regional de Saúde do Centro estão a realizar investigação epidemiológica.