Episiotomias estão em queda em Portugal desde 2013
Entre 2013 e 2022, a taxa de episiotomia em partos vaginais não instrumentados caiu de 63% para 21%, nos hospitais públicos portugueses.
Entre 2013 e 2022, a taxa de episiotomia em partos vaginais não instrumentados caiu de 63% para 21%, nos hospitais públicos portugueses.
"Os dados indicam que isso parece ser suficiente não só para atrasar o início da doença, mas também para atrasar a progressão da doença quando esta já começou a manifestar-se", refere Camila Portugal.
O reitor referiu durante as declarações à comissão parlamentar que recebeu "telefonemas insistentes de uma senhora que se dizia advogada dos estudantes".
Inquérito vai investigar o caso dos 30 candidatos do concurso especial de acesso a Medicina para licenciados que não entraram no curso.
O Senado Académico é um "órgão de consulta que tem por missão assegurar a coesão da Universidade do Porto e a participação de todas as unidades orgânicas na sua gestão".
Candidatos dizem que tiveram de mudar de cidade, abandonar empregos, investir em imóveis e desistir de mestrados.
O artigo fala de uma condição denominada 'yips', que incide, sobretudo, nos praticantes de basebol, ginástica ou golfe, sendo detetada "quando há uma perda repentina e inexplicável da capacidade de executar certas habilidades".
As pessoas que comem mais sal têm disfunção dos pequenos vasos cerebrais, independentemente do seu controlo da tensão arterial, o que poderá relacionar-se com problemas cognitivos e aumentar a probabilidade de demência.
Comportamentos impulsivos relacionam-se com problemas de autocontrolo e sintomas depressivos, indica estudo divulgado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
A perda recorrente de gravidez afeta cerca de 5% das mulheres grávidas em todo o mundo e estima-se que cerca de metade dos casos permaneçam sem explicação.
Uma equipa multidisciplinar quer aplicar um teste nos cuidados de saúde primários. Hiperatividade e défice de atenção não diagnosticadas podem causar problemas relacionais e no emprego.
No Porto, vai avançar um estudo para avaliar o grau de conhecimento dos profissionais de saúde e das pacientes sobre este medicamento, usado em Portugal para tratar epilepsia, doença bipolar e enxaqueca.
"Cerca de 40% da população portuguesa sofre de dor crónica, sendo que nos idosos esta porporção será de 70% a 80%", referem os dados do estudo.
É a primeira conferência da jornada de reflexão sobre o futuro da saúde iniciada pelo Portugal Health Summit, uma iniciativa do Jornal de Negócios, Revista Sábado e Lusíadas Saúde, à qual se associa a Fujifilm, para discutir o tema “Um Futuro com Saúde para Todos”. No próximo dia 6 de junho, a Porto Business School será o palco para alguns dos principais atores nesta área.
A insuficiência cardíaca é uma das principais causas de internamento não planeado em pacientes com mais de 65 anos, estando associada a "desfechos adversos" nesta população, sublinha a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
É o que revela um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Além de perturbações de saúde mental, surgem problemas como diabetes, enfarte agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e cancro.