Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Os poderosos clãs do Estado Novo

Os maiores grupos económicos podiam ter mais de 100 empresas em Portugal, Angola e Moçambique. Muitos eram controlados por famílias como os Champalimaud, Mello e Espírito Santo. Tinham fábricas, bancos, hotéis e cinemas. Alguns dos herdeiros discutiam negócios ao domingo com Salazar.

Ana Taborda

As muitas guerras dos irmãos Champalimaud

Os conflitos entre António, Carlos, Maria Ana e Henrique incluíram insultos, acusações de assaltos e até uma prisão preventiva que durou quatro anos e meio. Chegaram a ter mais de 30 processos em tribunal uns contra os outros. Dois deles morreriam sem nunca voltarem a falar – ainda que tenham estado internados no mesmo hospital.

As 100 mulheres mais poderosas do País

Há muito que ter mulheres em lugares de decisão deixou de ser uma novidade. Elas têm cada vez mais influência na vida de milhares de pessoas. Nas suas áreas respetivas, elas fazem a diferença todos os dias - e estão a abrir as portas para que a próxima geração de líderes não se esconda.

Rendimento sem poupança

Este não é um problema apenas português. Segundo a Comissão Europeia, apenas 27 % dos europeus entre os 25 e os 59 anos aderiram a um produto de reforma.

Capital é decisivo para o crescimento das start-ups

Jaime Carvalho Esteves, da PwC, assinala que se Portugal é atrativo para as start-ups falha nas condições de escalabilidade, mais por "ausência de capital e falta de cooperação do que pela dimensão do mercado".

Exames sem Papel tornam saúde menos burocrática

Os meios complementares de diagnóstico e terapêutica são um meio de diagnóstico fundamental, por isso era importante que se tornassem tão acessíveis e disponíveis como os medicamentos com a receita sem papel.

Worten Academy: formação digital para todos

Os 4749 mil funcionários da Worten em Portugal e Espanha tiveram acesso, em 2018, a mais de 106 mil horas de formação no terreno e a mais de 150 cursos e-learning e presenciais promovidos pela Worten Academy.

LOQR: Os guardiães das identidades digitais

O modelo de negócio baseia-se na filosofia de Software-as-a-Service, com o licenciamento da plataforma a ser baseado no número de identidades criadas e/ou geridas. Tem clientes e parceiros em cinco países: Portugal, Espanha, Noruega, França e Hong Kong.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente