
Falcon 9 leva 28 satélites Starlink ao espaço
O novo lançamento da Space X colocou quase três dezenas de satélites no espaço. Veja o vídeo do lançamento.
O novo lançamento da Space X colocou quase três dezenas de satélites no espaço. Veja o vídeo do lançamento.
Professor Fernando Lau, do Técnico, explica que recuperação de propulsor vai permitir desenvolvimentos ao nível da sustentabilidade e ganhos ecnómicos na exploração espacial. E avisa que Europa está a ficar para trás.
O objetivo, alcançado, era conseguir recuperar o propulsor da nave espacial através de uma espécie de braços na torre de lançamento.
Os dois astronautas americanos estão na Estação Espacial Internacional há vários meses devido a falhas numa nave espacial da Boeing.
O engenho é lançado 30 anos depois do "PoSat-1", o primeiro satélite português, um microssatélite de 50 quilos que entrou na órbita terrestre em setembro de 1993, mas desativado ao fim de uma década.
O "Aeros" seguirá a bordo de um foguetão Falcon 9, que descolará da base da empresa SpaceX de Vandenberg às 21h18, hora de Lisboa.
Odysseus seguia a bordo do foguetão de Elon Musk. Alunou às 22h23 de Lisboa.
O PACE é um "salto tecnológico" que permitirá grandes avanços pois um dos seus sensores cpnsegue identificar até 256 cores no oceano, enquanto as ferramentas anteriores só conseguiam diferenciar menos de dez tonalidades.
No centro de controlo da missão, na Alemanha, vai estar um português a codirigir as operações de voo: Tiago Loureiro, engenheiro aeroespacial que há 19 anos trabalha na ESA.
Moscovo já ameaçou sair da Estação Espacial Internacional. Para substituir os equipamentos russos, a Agência Espacial Europeia considerou a SpaceX, o Japão e Índia.
A Expo 2020 no Dubai inaugurou neste início de outubro e vai durar até março do próximo ano. Adiada por um ano em virtude da pandemia, vai ter Portugal como um dos 192 países representados. É a primeira exposição mundial a acontecer no Médio Oriente e são esperados 25 milhões de visitantes.
A SpaceX lançou os primeiros quatro turistas espaciais a bordo da cápsula Dragon no foguetão Falcon 9. Civis vão passar três dias no Espaço.
"Poucos lá foram e muitos vão seguir-se. A porta abre-se agora”. Foram estas as palavras do multimilionário Jered Isaacman, que comanda a missão Inspiration4.
O foguetão Falcon 9, transportando a cápsula Dragon, ambos da empresa privada SpaceX, descolou à hora prevista, 20:02 horas locais de quarta-feira (23:02 em Portugal), do Centro Espacial Kennedy, na Florida.
A primeira fase da acoplagem à EEI foi concluída às 04h01. A segunda fase terminou alguns minutos depois.
Três astronautas norte-americanos e um japonês vão demorar um pouco mais de 27 horas a chegar à EEI, onde se encontram dois russos e uma norte-americana.