
Índia prepara-se para golpe nas exportações com entrada em vigor das tarifas dos EUA
Novas tarifas impostas pelos EUA, de 50%, entram em vigor esta quarta-feira.
Novas tarifas impostas pelos EUA, de 50%, entram em vigor esta quarta-feira.
A isenção de tarifas para as exportações de produtos vinícolas era reivindicada particularmente por Itália e França, mas não consta nos detalhes do acordo entre o bloco político-económico europeu e Washington, hoje apresentados.
A tendência coincide com um aumento generalizado das exportações chinesas de terras raras, que atingiram em junho os níveis mais altos desde dezembro de 2009, com 7.742 toneladas.
"O Governo dos Estados Unidos assegurou-nos que as licenças serão concedidas, e a Nvidia espera iniciar as entregas em breve", indicou a empresa, numa publicação. Huang confirmou o anúncio durante uma conferência em Pequim, transmitida pela televisão estatal CGTN.
O presidente dos EUA acusou o país de se recusar a aceitar exportações de arroz norte-americano.
Esta quarta-feira o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, também adotou um tom mais otimista em relação à China, referindo: "Se a China leva a sério a redução da dependência do crescimento industrial impulsionado pelas exportações e o reequilíbrio em direção a uma economia doméstica... vamos reequilibrar juntos".
Resposta comunitária agora suspensa abrange 21 mil milhões de euros de exportações dos Estados Unidos.
EUA são o quarto maior mercado das exportações nacionais - até aqui, a tarifa média era de 3,5%. Trump anunciou tarifas como retaliação, mas sem explicar onde foi buscar os valores que alega serem cobrados aos EUA. Europa já disse que irá responder. Consumidores e trabalhadores na linha da frente do impacto potencial.
Ana Maria Evans afirmou ainda no NOW que a Alemanha é o país da Europa mais prejudicado pelas tarifas aduaneiras impostas por Trump devido ao volume das suas exportações.
As exportações de bens e serviços para os EUA atingiram os 8,9 mil milhões de euros em 2023, uma subida de 8,2% face ao ano anterior.
Imagens de satélite e relatórios dos navios de fiscalização mostram mais de 40 viagens de petroleiros norte-coreanos à Rússia, desde março. Tamanho das exportações ultrapassa o limite de 500 mil barris por ano imposto pelas sanções das Nações Unidas.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, David Lammy, afirmou ter recebido um parecer jurídico apontando para um "risco claro" de que algumas exportações do Reino Unido para Israel possam ser utilizadas para "cometer ou facilitar uma violação grave do direito humanitário internacional" em Gaza.
Exportações voltaram a ter contributo para o crescimento e consumo privado também acelerou. Investimento caiu.
"Esta decisão vai permanecer em vigor até que Israel declare um cessar-fogo imediato e permita a continuação do acesso da ajuda humanitária a Gaza", declarou o Ministério do Comércio turco.
Numa reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o diretor da Divisão de Coordenação do OCHA sugeriu aos Estados-membros que condicionem as exportações de armas ao cumprimento das regras de guerra e à cooperação no combate à impunidade.
No dia 28, o líder da Transnístria pediu proteção ao Kremlin, após a Moldova ter imposto novos direitos aduaneiros sobre as importações e exportações daquele território pró-russo. Virá daí um ataque ao porto de Odessa, na Ucrânia?