
Amazónia brasileira atingiu valor de desflorestação recorde desde o início de 2022
Desde janeiro que a Amazónia perdeu o equivalente a cinco vezes o território da cidade de Nova Iorque. Ambientalistas esperam mudanças, mas só com Lula no poder.
Desde janeiro que a Amazónia perdeu o equivalente a cinco vezes o território da cidade de Nova Iorque. Ambientalistas esperam mudanças, mas só com Lula no poder.
Nem alunos da FMUL nem jornalistas foram autorizados a assistir a conferência em que Marcelo Queiroga criticou os media por não divulgarem os feitos do governo. Monstro e genocida foram os comentários online.
Os rios encheram e inundaram pequenas aldeias, ameaçando a capital Manaus com outro desastre depois da pandemia. No estado do Amazonas, mais de 400 mil pessoas já foram afetadas pelas cheias.
Perto dos 300 mil mortos por covid-19 desde o início da pandemia, à frente do Brasil só surgem os EUA. Mas se a vacinação avança em território norte-americano, no Brasil sente-se a lentidão e os casos e mortes galopam.
"Não se podem explicar tantos casos a não ser pela perda de imunidade" de quem já esteve infetado, defende investigadora.
Cientistas detetaram no Brasil casos de infeção simultânea com duas variantes diferentes do novo coronavírus na mesma pessoa, um deles proveniente da África do Sul.
Esta nova estirpe está presente em mais dez países e territórios, comparado com 12 de janeiro, disse a OMS na sua Análise Epidemiológica Semanal.
Dois aviões da Força Aérea brasileira transportaram botijas de oxigénio para a capital do estado do Amazonas. Antes disso, havia relatos de médicos a transportar botijas nos seus carros.
O Brasil ultrapassou os 4,8 milhões de infetados sendo que 33.413 infeções ocorreram nas últimas 24 horas.
Indígenas e organizações não-governamentais tem denunciado o avanço da doença numa região remota da Amazónia, o vale do Javari.
"No Brasil falhou a presença do líder, que não falhou em Portugal", considera o prefeito da cidade brasileira de Manaus, Arthur Virgílio.
Presos exigem melhores condições dentro da cadeia, as quais se degradaram ainda mais desde o início da pandemia do novo coronavírus, que levou ao colapso total dos serviços médicos e funerários do estado brasileiro do Amazonas.
O país registou 99 mortes e mais 1.442 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas.
Sergio Moro autorizou uso de forças de segurança em local que costuma ser palco de invasões e ataques de caçadores, pescadores e lenhadores ilegais.
O cheiro é o de carvão a arder e o sol está tapado pelo fumo espesso. Soldados já mostraram disponibilidade para proteger a floresta.
Associação lembra que a Amazónia "tem a maior biodiversidade do planeta, assegura 20% da água doce, produz 20% do total de oxigénio para a atmosfera terrestre".