
Delegação da União Europeia em Kiev atingida em ataque russo
António Costa, condenou a ação “deliberada” da Rússia.
António Costa, condenou a ação “deliberada” da Rússia.
"Estamos também a tomar medidas para garantir que os preços da eletricidade deixem de estar dependentes da volatilidade dos preços dos combustíveis fósseis", avançou o presidente do Conselho Europeu.
Na mensagem, divulgada após ter participado em Bruxelas no primeiro retiro de líderes da União Europeia,, o líder da NATO vincou: "Isto não pode esperar".
"O que nós queremos é ter conclusões mais curtas, porque não precisamos que cada Conselho [Europeu] discuta mais uma vez todos os problemas do mundo. Precisamos de concentrar cada Conselho [Europeu] numa mensagem política", salientou.
Questionado sobre eventuais recomendações, Charles Michel garante não precisar de "dar conselhos a António Costa", dado que "ele tem muita experiência ao nível nacional e ao nível europeu".
Apesar de o prazo oficial terminar a 30 de agosto, as propostas de nomes ainda serão aceites por Von der Leyen até ao início de setembro. Comissão deve tomar posse até final do ano.
"Não apresentei qualquer proposta nem formulei qualquer opinião em nome do Conselho Europeu ou da União Europeia", vinca Viktor Órban, numa carta enviada a Michel e também endereçada aos chefes de Governo e de Estado da UE.
Os nomes que mais se falam em Bruxelas são os de António Costa para o Conselho Europeu, de Ursula von der Leyen para um novo mandato à frente da Comissão Europeia, da primeira-ministra da Estónia para Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança e de Roberta Metsola para reeleição na liderança do Parlamento Europeu.
Guerra na Ucrânia motivou aumento dos gastos. Entre as nações do mundo que mais gastam em defesa estão dois estados-membros da UE - Alemanha e França. EUA é quem mais gasta, seguido da China e da Rússia.
De acordo com o presidente do Conselho Europeu, "a decisão de hoje constitui um passo fundamental na caminhada [de Sarajevo] rumo à UE".
Na noite de quinta-feira, o primeiro-ministro húngaro confirmou ter vetado a revisão do orçamento da UE a longo prazo, incluindo apoio financeiro à Ucrânia, o que impediu um acordo no Conselho Europeu, e pediu uma "preparação adequada" das negociações.
Comissão Europeia considera que houve melhorias no sistema judicial, mas ainda mantém 21 mil milhões de euros suspensos. Amanhã Conselho Europeu tentará evitar veto húngaro a ajuda à Ucrânia.
Esta semana, Vasco Rato, João Carlos Barradas e Nuno Tiago Pinto falam sobre o 11 de Setembro de 1973, que depôs o governo de Salvador Allende, no Chile. Tempo também para analisar o último discurso do Estado da UE de Ursula von der Leyen, antes das eleições europeias do próximo ano.
O primeiro-ministro realçou a "desilusão" que países que aguardam há anos uma resposta por parte da União Europeia.
A presidente da Comissão Europeia condenou a invasão russa e lembrou que a ideia da União Europeia surgiu na sequência de uma guerra em território europeu.
O presidente da Ucrânia incluiu Portugal num grupo dos países mais reticentes a tomar decisões de apoio ao seu país, durante a invasão russa. Mensagem vídeo foi transmitida perante Conselho Europeu.