Sábado – Pense por si

Miriam Assor

Crime sem castigo. Os 60 anos da morte de José Dias Coelho

A morte saiu à rua no dia 19 de dezembro, faz amanhã, domingo, 60 anos, e levou o magnífico escultor comunista. Três agentes da PIDE apanham José Dias Coelho, numa rua em Alcântara. António Domingues é quem o mata à queima-roupa. Os cravos de Abril de 1974 sentaram-no no banco dos réus. Mas a sentença foi curta.

Catarina Moura

A arte vibrante de Sarah Affonso

Comemoram-se 120 anos sobre o nascimento de Sarah Affonso, uma artista modernista pouco conhecida, muitas vezes na sombra do marido, Almada Negreiros. A Gulbenkian dá a conhecer a pintora a partir de sexta-feira, 12 de julho.

Mnemosyne
Rita Bertrand

Díptico de Josef Nadj no Porto

Desta vez, o artista e coreógrafo traz um díptico: Mnémosyne é uma exposição de fotografia e uma performance para ver até ao dia 25 no Mosteiro de São Bento da Vitória

Luís Silvestre

"Vendi o meu primeiro quadro ao Almada Negreiros"

O pintor andou em Belas-Artes em Lisboa e no Porto, mas não acabou o curso. Foi preso pela PIDE e ilustrou jornais clandestinos. Pioneiro da arte moderna portuguesa, inaugurou em Abril de 2013 o seu museu.

Pedro Jorge Castro

A família desconhecida de Mário Soares

Um irmão livrou-o da tropa mas não quis ficar associado a um inimigo do regime; outro escondeu-lhe papéis proibidos; mas Mário foi sempre o filho preferido de um ex-padre sedutor e aventureiro.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)