
Mundial2026: Roberto Martinez divulga convocados na sexta-feira
Portugal vai arrancar o apuramento em Erevan, a 6 de setembro, frente à Arménia.
Portugal vai arrancar o apuramento em Erevan, a 6 de setembro, frente à Arménia.
Simenon chega a Batumi vê órfãos famintos e ao abandono, rações de miséria, gente que espia num canto e mercadeja noutro, para num bar reservado a estrangeiros com divisas fortes deparar com um cônsul turco que desespera por sair dali num barco qualquer.
Quando se deu a explosão, encontrava-se nas imediações do depósito de combustível um grande número de viaturas com habitantes de Nagorno-Karabakh que pretendiam abandonar o enclave, após a derrota militar da semana passada contra o exército do Azerbaijão.
Depois de Putin ter anunciado a mobilização parcial, a 21 de setembro, os russos têm escolhido vários países para fugir. Falta de bilhetes de avião obriga alguns a tomar alternativas arriscadas.
Os confrontos, que eclodiram durante a madrugada de terça-feira, são os mais intensos desde a guerra de 2020, em que a Arménia saiu derrotada, num conflito que matou mais de 6.500 pessoas.
"Os combates cessaram por completo e a situação está a estabilizar-se. Por isso, estão já criadas as condições para uma solução de longo prazo", disse o presidente russo.
Estes bombardeamentos ocorreram apesar do cessar-fogo entre a Arménia e o Azerbaijão.
O presidente russo, Vladimir Putin, convidou os ministros dos Negócios Estrangeiros da Arménia e do Azerbaijão para um encontro em Moscovo. Região é palco de violentos combates entre forças arménias e azeris desde 27 de setembro.
Arménia quer trabalhar com o grupo de mediação constituído pela Rússia, Estados Unidos e França para adotar um cessar-fogo na região onde o Azerbaijão enfrenta separatistas apoiados pelo país.
O número de vítimas em Nagorno-Karabakh é o mais "negro" desde 2016 como resultado deste conflito que já dura há mais de 30 anos.
O primeiro-ministro da Arménia, Nikol Pashinian, considerou que Baku e Erevan estão "à beira de uma guerra de envergadura".
As partes em conflito intensificaram os confrontos na região de Nagorno-Karabakh, uma região separatista do Azerbaijão.
A maioria desses países situa-se na Europa, atualmente o continente mais afetado pela Covid-19, desde que, na quarta-feira, o número de mortes pela doença ultrapassou o da China.
A equipa orientada pelo selecionador Filipe Ramos vai defrontar no jogo decisivo o vencedor do confronto entre a França e a Espanha.
Seleção nacional marcou quatro golos. Arménia, a anfitriã do Europeu, não conseguiu quaisquer pontos.
Gonçalo Cardoso, Gonçalo Ramos e Félix Correia fizeram os golos da seleção portuguesa. Na segunda jornada da fase de grupos, Portugal irá defrontar a Espanha.