Bombeira atropelada quando ia para o quartel em Leiria: condutor em fuga
O alerta para o acidente chegou às autoridades pelas 07h40 e ao local acorreram, além da GNR, meios dos bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica.
O alerta para o acidente chegou às autoridades pelas 07h40 e ao local acorreram, além da GNR, meios dos bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica.
Foi pedida uma a audição do responsável do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), na sequência da morte de um homem de 78 anos no início de janeiro no Seixal, depois de ter aguardado cerca de três horas pelo socorro.
O Governo aprovou no dia 8 de janeiro a compra de 275 novas viaturas para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), num investimento de 16,8 milhões de euros, para reforçar o sistema de emergência médica
Das 1.656.891 chamadas atendidas em 2025, verificou-se em 109.521 casos tratarem-se de situações que não configuravam uma emergência médica, tendo sido encaminhados para a Linha SNS24.
Os únicos meios operacionais disponíveis pelas 13:00 eram as quatro ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), sediadas em Loulé, Lagoa, Tavira e Vila Real de Santo António.
Liga criticou os atrasos de três meses e meio das verbas para custear as ambulâncias de emergência médica estacionadas nos quartéis de bombeiros.
Rui Lázaro garante que na emergência médica ninguém deve ser deixado para trás.
Ministro da Defesa cita relatório do INEM que diz que os aparelhos "são uma excelente escolha".
Vão ser entregues à Força Aérea.
"Se um dia houver uma catástrofe maior e se tiver de transportar pessoas em maior número tem de haver infraestruturas", disse o ministro da Defesa.
"Perante a gravidade da situação e a ausência de reformas estruturais, reitera-se publicamente o pedido de demissão do Presidente do Conselho Diretivo do INEM ", refere a ANTEM.
A criança aproximou-se da máquina, abriu a porta que dá acesso à zona dos prémios e gatinhou lá para dentro. A polícia e o serviço de emergência médica de Ohio, nos EUA, foram chamados para o local.
A Gulf Med Aviation, empresa a quem o Estado português concessionou serviços de helicópteros de emergência médica por 77 milhões de euros, esteve envolvido num escândalo de corrupção em Malta e tem ligações ao governo do Catar.
O Presidente da República enquadrou o recurso à Força Aérea como "uma solução temporária de colaboração" que surgiu "pelo facto de o reforço dos meios de emergência médica não ter ocorrido" atempadamente, "por razões de natureza administrativa ou burocrática".
Esta foi a solução encontrada até que o concurso público internacional para a contratação do serviço helicópteros de emergência médica do INEM, obtenha o visto do Tribunal de Contas.
Fonte aeronáutica adiantou à Lusa que na origem da emergência médica esteve o facto de um dos pilotos se ter sentido mal.