
Paraquedistas captam eclipse total do sol durante salto
Dois casais viveram o momento do eclipse total do sol enquanto saltavam de paraquedas em Caddo Mills, no estado norte-americano do Texas, na segunda-feira.
Dois casais viveram o momento do eclipse total do sol enquanto saltavam de paraquedas em Caddo Mills, no estado norte-americano do Texas, na segunda-feira.
A movimentada Times Square, no coração de Nova Iorque, EUA, ficou às escuras, esta segunda-feira, durante o eclipse solar total. Há sete anos que não se assistia um eclipse total do sol na América do Norte.
Os passageiros a bordo de um avião da Delta Airlines que saiu de Austin, no Texas, rumo a Detroit, no estado norte-americano do Michigan, assistiram a um espetáculo único: o eclipse total do sol das janelas do avião.
Na segunda-feira foi possível ver um eclipse total na América do Norte. Este é um fenómeno raro que vai ser possível de observar em Portugal em 2026.
Fenómeno será visível nas Regiões Autónomas, mas apenas de forma parcial. O eclipse será total na América do Norte, sendo que tem início no Pacífico Sul. Vai ser preciso esperar até 2026 para Portugal ter um eclipse total.
Um fenómeno raro deixou a lua com tons avermelhados e acastanhados durante esta madrugada e as fotografias surgem de todos os lados do globo.
A teoria da gravitação de Albert Einstein prevê um desvio da luz das estrelas pela ação gravítica do Sol duas vezes maior que o postulado na teoria de Isaac Newton.
Este mês também é um dos melhores períodos para observar Mercúrio no céu a olho nu. A partir de dia 8, procure o planeta mais próximo do Sol.
Fenómeno ocorreu na madrugada desta segunda-feira.
A primeira Lua Cheia de 2019 e único eclipse total do ano terminou às 7h48 desta segunda-feira. Esta será a primeira de três super-luas deste ano e o ponto máximo ocorreu às 5h12 em Portugal - quando a Lua ficou completamente mergulhada na zona mais escura da sombra da Terra.
A melhor altura para observá-la é ao fim da tarde de domingo.
Nesse dia, acontecem um eclipse lunar total e uma 'superlua', a primeira de três deste ano. Já sabe onde vai assistir ao eclipse?
Lua fica totalmente eclipsada entre as 04h41 e as 05h44, altura em que sai progressivamente da sombra.
O mês de janeiro traz fenómenos astronómicos incríveis. O primeiro vai ocorrer já esta sexta-feira de madrugada e até dia 13 de janeiro pode ver Mercúrio no céu. Ao amanhecer, olhe para sudeste.
Este é o maior eclipse lunar do século XXI. Da Grécia à Austrália, veja algumas das cidades que o puderam testemunhar:
Em Portugal será apenas possível ver o fenómeno a meio, já que a Lua nasce numa altura em que já está totalmente na sombra da Terra.