
Doentes crónicos em Portugal têm piores resultados em saúde
Pouco menos de metade (49%) dos doentes crónicos em Portugal recebem apoio suficiente para gerir a sua própria saúde, revela um estudo da OCDE.
Pouco menos de metade (49%) dos doentes crónicos em Portugal recebem apoio suficiente para gerir a sua própria saúde, revela um estudo da OCDE.
De acordo com o INE, a percentagem dos residentes com doença crónica ou problema de saúde prolongado fixou-se nos 42,3%.
Direção-Geral de Saúde espera conseguir vacinar entre 2 e 2,5 milhões de pessoas.
Farmacêutico vai comunicar com o médico através de notas terapêuticas de forma a perceber a eficácia do tratamento.
Na véspera do Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães pediu mais coordenação entre a medicina geral e familiar e a medicina interna.
O presidente da Associação de Medicina Geral e Familiar, Nuno Jacinto, alerta para as consequências de se continuar a descurar os doentes crónicos, porque uma coisa é um atraso de dois ou três meses, "outra é parar dois anos". E considera que não se podem continuar a usar as mesmas soluções do início da pandemia.
Cerca de 25% do tempo dos médicos de família está agora dedicado à pandemia. Resultado: há doentes crónicos descompensados, rastreios atrasados e cancros mais avançados e com menor perspetiva de cura.
Os doentes crónicos querem que as doenças de que sofrem tenham o mesmo tratamento base e igualdade de direitos e benefícios e vão apresentar hoje uma proposta para um estatuto que permita ao Governo avançar com legislação própria.
Direção Geral da Saúde alerta para a necessidade de prestar atenção aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam atividade no exterior e pessoas sem abrigo.
Centros de saúde já receberam as últimas 270 mil doses da vacina da gripe. Primeiro serão vacinadas a pessoas acima dos 65 anos, depois os doentes crónicos e os imunodeprimidos.
Decreto do Governo já passou por Marcelo e é votado hoje no Parlamento. Funcionários em isolamento profilático e doentes crónicos passam a ser chamados para colaborar nos rastreios.
O ensaio clínico, a realizar-se, será feito com voluntários nos Estados Unidos, incluindo mais de 11 mil de minorias comunitárias, mais de sete mil idosos e mais de cinco mil doentes crónicos.
A população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) são quem mais manifesta esta dificuldade. Ordem dos Médicos aponta que 692 mil portugueses não realizaram as consultas médicas que estavam marcadas.
Diploma do Governo exclui diabéticos e hipertensos do regime excecional de proteção que possibilitava a estes e outros doentes crónicos o exercício da sua atividade em teletrabalho ou, na sua impossibilidade, a justificação da falta ao trabalho.
O Ministério do Trabalho esclarece que os imunodeprimidos e doentes crónicos podem faltar ao trabalho e têm a sua remuneração garantida pela empresa durante 30 dias.
Regime excecional vai estar em vigor durante o estado de emergência e salvaguardar a continuidade do acesso aos medicamentos com prescrição médica, especialmente pelos doentes crónicos.