
Estudantes da U.Porto pedem Senado Académico urgente para caso de Medicina
O Senado Académico é um "órgão de consulta que tem por missão assegurar a coesão da Universidade do Porto e a participação de todas as unidades orgânicas na sua gestão".
O Senado Académico é um "órgão de consulta que tem por missão assegurar a coesão da Universidade do Porto e a participação de todas as unidades orgânicas na sua gestão".
Candidatos dizem que tiveram de mudar de cidade, abandonar empregos, investir em imóveis e desistir de mestrados.
Reitor da Universidade do Porto afirmou ter recebido pressões de "pessoas influentes" para deixar entrar na Faculdade de Medicina 30 candidatos que não tinham obtido a classificação mínima na prova.
O reitor da Universidade do Porto denunciou ter recebido pressões de várias pessoas "influentes", sem querer adiantar nomes, para deixar entrar na Faculdade de Medicina 30 candidatos que não tinham obtido a classificação mínima na prova exigida no curso especial de acesso para licenciados noutras áreas.
O caso terá chegado ao ministro da Educação, que ligou ao reitor a manifestar disponibilidade para que se criassem vagas extraordinárias de modo a que estes alunos (que não tinham a classificação mínima na prova exigida no concurso especial de acesso para licenciados noutras áreas) tivessem lugar na Faculdade de Medicina.
Criado em 2021, o mestrado Integrado de Medicina da UCP foi o primeiro curso de Medicina ministrado em Portugal por uma instituição privada.
Há seis candidatos a substituir Miguel Guimarães. Eleições terminam a 19 de janeiro.
Fausto Pinto considerou um "mito" a falta de médicos em Portugal, identificando como principal problema "uma má gestão dos recursos humanos". E defendeu que a aposta deveria passar pelo reforço das atuais faculdades de medicina e pelo aumento da sua competitividade e capacidade de atração.
"Houve, durante este período, inúmeros profissionais que deram tudo de si, até aos limites. As pessoas fazem-no sem lamentações e queixas, mas sabemos que estão exaustos e cansados do período em que têm estado sob grande pressão."
Entidade Reguladora da Comunicação indica que a sua intervenção seria "supérflua" depois de "um extenso e aprofundado momento de retratação e de esclarecimento dos espectadores relativamente a uma falha informativa".
Fausto Pinto recorre ao exemplo da República Checa para explicar que a política checa de utilização obrigatória de máscara de proteção resultou em "metade dos casos e cerca de 40 mortos" provocados pelo novo coronavírus.
Universidade privada tinha questionado legalidade do chumbo do novo curso de Medicina. A3ES apontou falhas em questões pedagógicas e na discordância da Ordem dos Médicos.
A3ES chumbou a abertura de um curso de Medicina da Universidade Católica Portuguesa. Instituição já apresentou recurso da decisão e entregou, entretanto, nova proposta.
No exame de equivalência ao curso de Medicina realizado em janeiro, quatro perguntas foram anuladas e outras quatro tiveram a chave de correção anulada. As mudanças refletiram-se nas notas.
Ex-presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal, Duarte Nuno Vieira, faz parte da equipa de três peritos internacionais que atuará sob a égide da ONU.
Marcelo condecorou três personalidades esta sexta-feira.