Sábado – Pense por si

Ventos de Oeste

E estamos no Natal! Olha se não estivessemos

De que actos criminosos concretos foram acusados os seres humanos que foram obrigados colocar-se de mãos no ar, contra a parede de prédios sitos na Rua do Benformoso, em Lisboa, na zona do Martim Moniz, numa forma demasiado semelhante à que é retratada em fotos tiradas pelos nazis no gueto de Varsóvia, visando os judeus que aí viviam?

Vera Lagoa: "Como será a liberdade?"

Chamava-se Bisbilhotices e era uma crónica famosa do Diário Popular. A 2 de maio de 1974, Vera Lagoa escreveu-a pela primeira vez sem censura. Recordamos essa crónica, 50 anos depois.

Diogo Barreto

"É urgente destruir as barragens obsoletas"

As barragens armazenam enormes quantidades de água num país propenso a seca e a regiões áridas, mas ambientalistas defendem que os efeitos negativos destas barreiras fluviais são muitas vezes ignorados e defendem que o Estado atue.

Miriam Assor

Crime sem castigo. Os 60 anos da morte de José Dias Coelho

A morte saiu à rua no dia 19 de dezembro, faz amanhã, domingo, 60 anos, e levou o magnífico escultor comunista. Três agentes da PIDE apanham José Dias Coelho, numa rua em Alcântara. António Domingues é quem o mata à queima-roupa. Os cravos de Abril de 1974 sentaram-no no banco dos réus. Mas a sentença foi curta.

Sara Capelo

Fim do concurso para novo aeroporto de Lisboa adiado

Interessados em concorrer à Avaliação Ambiental Estratégica pediram prorrogação do prazo até 10 de janeiro. Só depois o júri intervirá num processo que ambientalistas dizem estar inquinado.

Rita Pereira Carvalho

Odemira: “Pensava que Portugal era um sonho, mas não há nada aqui”

Muitos imigrantes chegam à região do Alentejo para trabalhar nas estufas que se têm multiplicado nos últimos anos, mas acabam a dividir quarto com várias pessoas e muitos pagam para ter um contrato. Há quem veja Portugal como uma oportunidade para ser livre e há quem só queira fugir.

10
Ricardo Santos

PCP: 100 anos, 100 factos

É o mais antigo partido político português e um dos sobreviventes entre os partidos comunistas mundiais. Celebra hoje 100 anos de vida, com episódios para todos os gostos: aventura, traição, morte, mudança, resistência, apogeu e declínio.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)