
Inéditos de Luiz Pacheco devem ser publicados em 2026
Pacheco (1925-2008), uma "figura capital da literatura portuguesa do século XX", tem ainda inéditos por publicar, documentos preservados pela família do autor.
Pacheco (1925-2008), uma "figura capital da literatura portuguesa do século XX", tem ainda inéditos por publicar, documentos preservados pela família do autor.
Exposições, conversas e leituras de textos do escritor são algumas das iniciativas do programa de celebrações, em Setúbal.
De que actos criminosos concretos foram acusados os seres humanos que foram obrigados colocar-se de mãos no ar, contra a parede de prédios sitos na Rua do Benformoso, em Lisboa, na zona do Martim Moniz, numa forma demasiado semelhante à que é retratada em fotos tiradas pelos nazis no gueto de Varsóvia, visando os judeus que aí viviam?
Chamava-se Bisbilhotices e era uma crónica famosa do Diário Popular. A 2 de maio de 1974, Vera Lagoa escreveu-a pela primeira vez sem censura. Recordamos essa crónica, 50 anos depois.
Edição especial em papel da revista começa a ser vendida amanhã, 15 de novembro.
Antifascista, artista plástica, escritora, deputada, militante do PCP durante mais de 70 anos, viveu 20 deles na clandestinidade. Morreu aos 95 anos no seu Algarve.
Margarida Tengarrinha participou nas lutas estudantis de 1949 e 1954 em Lisboa. O seu companheiro, José Dias Coelho, foi morto em 1962.
PSD recusou exceção à disciplina de voto. Dez deputados sociais-democratas anunciaram declarações de voto.
Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) tem cerca de 4.000 peças expostas que pretendem "dar uma ideia de 5.000 anos de história e arte chinesa, que vai desde o período neolítico até ao início do século XX", explicou o diretor do museu, Rui Dantas.
As barragens armazenam enormes quantidades de água num país propenso a seca e a regiões áridas, mas ambientalistas defendem que os efeitos negativos destas barreiras fluviais são muitas vezes ignorados e defendem que o Estado atue.
Foi preso três vezes pela PIDE, espancado e sujeito à tortura do sono. Aos 77 anos está afastado do partido, mas ainda se considera comunista.
A morte saiu à rua no dia 19 de dezembro, faz amanhã, domingo, 60 anos, e levou o magnífico escultor comunista. Três agentes da PIDE apanham José Dias Coelho, numa rua em Alcântara. António Domingues é quem o mata à queima-roupa. Os cravos de Abril de 1974 sentaram-no no banco dos réus. Mas a sentença foi curta.
Interessados em concorrer à Avaliação Ambiental Estratégica pediram prorrogação do prazo até 10 de janeiro. Só depois o júri intervirá num processo que ambientalistas dizem estar inquinado.
Muitos imigrantes chegam à região do Alentejo para trabalhar nas estufas que se têm multiplicado nos últimos anos, mas acabam a dividir quarto com várias pessoas e muitos pagam para ter um contrato. Há quem veja Portugal como uma oportunidade para ser livre e há quem só queira fugir.
É o mais antigo partido político português e um dos sobreviventes entre os partidos comunistas mundiais. Celebra hoje 100 anos de vida, com episódios para todos os gostos: aventura, traição, morte, mudança, resistência, apogeu e declínio.
Previsões são que João Ferreira tenha entre 2% e 7% do voto.