Metade das pessoas registadas com VIH na Europa em 2024 teve diagnóstico tardio
Em Portugal foram registados 997 casos de infeção por VIH, menos que em 2023, mas mais de metade dos diagnósticos ocorreram tardiamente.
Em Portugal foram registados 997 casos de infeção por VIH, menos que em 2023, mas mais de metade dos diagnósticos ocorreram tardiamente.
Segudo um relatório divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
A eurodeputada Sara Cerdas, que foi vice-presidente da Comissão Especial de Combate ao Cancro, fala das medidas que estão a ser tomadas para melhorar o combate a uma doença que afeta 25% dos europeus. Lamenta ainda que não se tomem mais decisões baseadas na evidência.
Cristina Sousa contou que a Abraço sempre acompanhou a população sem-abrigo e conseguiu dar resposta, mas disse que agora estão a sentir "características um bocadinho diferentes" quando procuram apoio noutras instituições.
Dados do Eurostat revela que, em 2016, quase 1,2 milhões de pessoas morreram de cancro no conjunto dos 28 Estados-membros, o que representa 26% de todas as mortes registadas na União.
Estudo avança que animais conseguem detetar doença se partilharem com um humano a mesma "exposição ambiental".
Em 2017, o IPO Lisboa realizou mais de 260 mil consultas, das quais 47.500 foram consultas de primeira vez.
"Onde há o cancro humano, também há o similar cancro canino", afirma investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.
Objetivo é dar resposta a necessidades identificadas pelos doentes e pelo público.
O estudo desenvolvido pelos Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), teve como principal objetivo "compreender o efeito das alterações dos glicanos [estruturas de hidratos de carbono complexas] no cancro".
Em três décadas, esta doença atingiu quase 58 mil pessoas e matou mais de 14.500 em Portugal.
Jornalista aproveitou o Dia Mundial da luta contra o do Cancro da Mama para deixar um apelo.
Jornalista aproveitou o Dia Mundial da luta contra o do Cancro da Mama para deixar um apelo à consciencialização das mulheres.
De acordo com a organização, em 2016, registaram-se cerca de 216 milhões de casos de malária, marcando um retorno aos níveis de 2012.
Parceria com a Bluemed para a venda de três preservativos por um euro.