
DGArtes: Diretor-geral desvaloriza atrasos
O diretor-geral das Artes, Américo Rodrigues, notou que as candidaturas aumentaram 30%, pelo que considerou os atrasos naturais.
O diretor-geral das Artes, Américo Rodrigues, notou que as candidaturas aumentaram 30%, pelo que considerou os atrasos naturais.
"Ao dia de hoje, ainda não foram comunicados os resultados provisórios", lamenta a associação Plateia, que nota a "instabilidade e insegurança" provocada pelos atrasos.
Na semana em que começam os grandes festivais, trazemos-lhe 11 eventos acessíveis à carteira, que permitem um fim de semana de descoberta sem multidões, no litoral ou interior.
Mais de 30 trabalhadores tinham em atraso os salários de dezembro e janeiro e os subsídios de férias. "Foi uma surpresa. Acreditamos que este valor seja do mês de dezembro", reage um porta-voz da Comissão de Trabalhadores.
A associação acusa do Governo de "interromper o ciclo de crescimento dos montantes atribuídos aos Apoios às Artes", o que o considera ser "um retrocesso".
Apesar de terem reunido pontuação suficiente, 164 projetos de Música e Ópera não vão ser apoiados por falta de verbas. O "bolo" foi reforçado, mas mantêm-se queixas de subfinanciamento no setor.
A Direção-Geral das Artes vai apoiar 161 projetos de Criação e Edição com cerca de quatro milhões de euros. Houve 176 candidaturas que obteram a pontuação necessária mas não vão ser apoiadas.
Fotógrafo e professor de fotojornalismo na Universidade Columbia, em Nova Iorque, publica Tarrafal, a partir de uma caixa com imagens e cartas do tempo em que o avô lá esteve preso.
Um ano e meio depois da morte do fundador Jorge Silva Melo, a companhia continua a levar teatro País fora. Houve mudanças mas também “continuidade”, garante Pedro Carraca, antevendo a nova temporada.
"É urgente, e tem de ser imediato, um reforço substancial das verbas destinadas a este programa de apoios" da DGArtes, reclamam os trabalhadores e associações de artistas.
Ao fim de 20 anos, a talvez mais amada companhia de teatro independente do Porto conseguiu finalmente cumprir o sonho de ter uma sala própria. O Lugar será palco para criações próprias e espaço para continuar a brincar com o público.
Produtor David Bruno ironizou a pergunta dos formulários de apoio à criação e programação da Direção-Geral das Artes. Organismo esclarece que não se trata de quotas ou critério de exclusão, mas antes uma "valoração" em linha com o Plano Nacional de Combate ao Racismo e Discriminação.
Linhas reforçadas são as de Criação e Edição, de Programação e Desenvolvimento de Públicos e de Internacionalização. Ministério não explicitou como serão distribuídas as novas verbas pelas três áreas.
Também encerram as candidaturas à linha de apoio social, adicional aos apoios concedidos pela Segurança Social a trabalhadores independentes da área da Cultura.
Joacine apresentou oito propostas de alteração na especialidade do Orçamento Suplementar, destinado a fazer face às consequências da pandemia de covid-19.
A ministra da Cultura comprometeu-se com um grupo de profissionais do setor a ter o estatuto do intermitente finalizado até ao final do ano.