Projeto de Alexandre Estrela vai representar Portugal na Bienal de Arte de Veneza 2026
A obra é descrita como um sistema cibernético que reage em tempo real, com som e imagem, à atividade sísmica planetária.
A obra é descrita como um sistema cibernético que reage em tempo real, com som e imagem, à atividade sísmica planetária.
Na Broadway, nos EUA, os novos musicais somam investimentos milionários, mas saem de cena antes do tempo. Em Portugal, os encenadores reconhecem dificuldades financeiras. Os custos sobem, as receitas nem por isso.
O diretor-geral das Artes, Américo Rodrigues, notou que as candidaturas aumentaram 30%, pelo que considerou os atrasos naturais.
"Ao dia de hoje, ainda não foram comunicados os resultados provisórios", lamenta a associação Plateia, que nota a "instabilidade e insegurança" provocada pelos atrasos.
Na semana em que começam os grandes festivais, trazemos-lhe 11 eventos acessíveis à carteira, que permitem um fim de semana de descoberta sem multidões, no litoral ou interior.
Mais de 30 trabalhadores tinham em atraso os salários de dezembro e janeiro e os subsídios de férias. "Foi uma surpresa. Acreditamos que este valor seja do mês de dezembro", reage um porta-voz da Comissão de Trabalhadores.
A associação acusa do Governo de "interromper o ciclo de crescimento dos montantes atribuídos aos Apoios às Artes", o que o considera ser "um retrocesso".
Apesar de terem reunido pontuação suficiente, 164 projetos de Música e Ópera não vão ser apoiados por falta de verbas. O "bolo" foi reforçado, mas mantêm-se queixas de subfinanciamento no setor.
A Direção-Geral das Artes vai apoiar 161 projetos de Criação e Edição com cerca de quatro milhões de euros. Houve 176 candidaturas que obteram a pontuação necessária mas não vão ser apoiadas.
Fotógrafo e professor de fotojornalismo na Universidade Columbia, em Nova Iorque, publica Tarrafal, a partir de uma caixa com imagens e cartas do tempo em que o avô lá esteve preso.
Um ano e meio depois da morte do fundador Jorge Silva Melo, a companhia continua a levar teatro País fora. Houve mudanças mas também “continuidade”, garante Pedro Carraca, antevendo a nova temporada.
"É urgente, e tem de ser imediato, um reforço substancial das verbas destinadas a este programa de apoios" da DGArtes, reclamam os trabalhadores e associações de artistas.
Ao fim de 20 anos, a talvez mais amada companhia de teatro independente do Porto conseguiu finalmente cumprir o sonho de ter uma sala própria. O Lugar será palco para criações próprias e espaço para continuar a brincar com o público.
Produtor David Bruno ironizou a pergunta dos formulários de apoio à criação e programação da Direção-Geral das Artes. Organismo esclarece que não se trata de quotas ou critério de exclusão, mas antes uma "valoração" em linha com o Plano Nacional de Combate ao Racismo e Discriminação.
Linhas reforçadas são as de Criação e Edição, de Programação e Desenvolvimento de Públicos e de Internacionalização. Ministério não explicitou como serão distribuídas as novas verbas pelas três áreas.
Também encerram as candidaturas à linha de apoio social, adicional aos apoios concedidos pela Segurança Social a trabalhadores independentes da área da Cultura.