Greve geral: trabalhadores do Município de Lisboa anunciam adesão à paralisação
Sindicato sublinha que o pacote laboral defendido pelo Governo representa "um gravíssimo retrocesso nos seus direitos".
Sindicato sublinha que o pacote laboral defendido pelo Governo representa "um gravíssimo retrocesso nos seus direitos".
Paula Santos considerou que, se o primeiro-ministro estivesse "de facto preocupado com as populações", não teria "cortado 114 milhões de euros no investimento na floresta no âmbito da reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC)", no ano passado.
No frente-a-frente entre o presidente da IL e a porta-voz do PAN, transmitido terça-feira à noite na SIC Notícias, o primeiro tema abordado pelos dois líderes foi a saúde.
A Ordem dos Enfermeiros defende o reconhecimento da profissão como de risco e desgaste rápido.
Sindicato diz que o presidente da CML tem optado por "iludir os lisboetas e os trabalhadores do município" em vez de assumir responsabilidades perante os problemas na higiene urbana.
Haverá recolha escassa de lixo em Lisboa entre o Natal e o Ano Novo. Câmara acusa sindicatos de não negociar, mas, segundo o que estes dizem à SÁBADO, há muito que a autarquia está sob aviso.
O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa justifica a greve com "as não respostas do executivo" da autarquia, liderada pelo social-democrata Carlos Moedas, aos problemas que afetam o setor da Higiene Urbana.
A proposta implica que, a partir de janeiro de 2025, os bombeiros sapadores no ativo tenham um aumento médio de "cerca de 5%" nas suas remunerações.
Em causa está a "reivindicação da revisão do estatuto profissional, indexação da tabela salarial dos bombeiros sapadores à remuneração mínima nacional e a correção da atual tabela remuneratória dos bombeiros sapadores em mais 52 euros".
Greve estende-se até 31 de outubro. Em causa está o pedido por melhores condições salariais.
Especialistas apontam que não basta aumentar salários, ou o setor público correrá sempre atrás do privado. Reformas antecipadas? Só daqui a dez anos. PPP na saúde? Sim, sob controlo apertado.
Combate à corrupção, redução do IRS dos senhorios e compromisso contínuo com as causas sociais e ambientais são algumas das propostas apresentadas este sábado no programa eleitoral do PAN para as Legislativas 2024.
A falta de um bom sistema de integridade pública torna os políticos em profissionais de desgaste rápido – e a democracia num regime precário.
A paralisação dos enfermeiros da Sindepor vai abranger os 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.
São contratados sucessivamente pelo Ministério da Educação para darem aulas em cursos profissionais. As disciplinas que lecionam não têm grupo de recrutamento e por isso não conseguem entrar para a carreira docente. Aproveitam contestação da classe para pedir que não fiquem esquecidos e sem carreira.
Foram mais de sete mil pedidos em 2022, seis vezes mais do que no ano anterior, segundo a Ordem dos Enfermeiros. A SÁBADO recolheu o testemunho de um antigo enfermeiro do Hospital Garcia de Orta, em Almada - o segundo com maior número de pedidos a nível nacional.