Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Ano novo, preços novos: os que sobem, os que caem e os que ficam na mesma

Em 2025 haverá alívios no preço do dinheiro (os juros), de alguns alimentos (o azeite à cabeça) e da eletricidade. A maioria das variações serão, contudo, aumentos: no preços de outros alimentos (pão, leite, carne), das casas (compra e rendas), dos carros a combustão e das portagens, dos seguros. A inflação esperada de 2,1% traduz uma desaceleração do agravamento do custo de vida, que continuará alto.

Lusa

INE revê em baixa inflação de novembro para 1,5%

"O principal contributo para esta desaceleração provém do efeito de base associado ao aumento mensal de preços registado nos produtos alimentares no último mês (0,4%) ter sido inferior ao que se verificou em novembro de 2022 (1,7%)", explica o INE.

compras consumo supermercado comida alimentos fruta legumes
Jornal de Negócios

Inflação abrandou para 3,4% em junho com energia e alimentos a ajudar

Este é já o oitavo mês consecutivo em que a subida de preços alivia. Estimativa rápida do INE indica que a desaceleração de preços em junho é explicada pelo efeito base do aumento de preços, sobretudo nos combustíveis. Inflação "crítica" abrandou de 5,4% para 5,2%.

Lusa

PIB cresce 4,9% em termos homólogos e 0,4% em cadeia no 3.º trimestre

Os números hoje conhecidos corroboram a estimativa rápida divulgada em 31 de outubro pelo INE, que apontava para uma desaceleração do crescimento do PIB para 4,9% entre julho e setembro em termos homólogos (7,4% no trimestre anterior) e para um aumento de 0,4% em cadeia, mais 0,3 pontos percentuais que o registado no trimestre precedente.

Diogo Barreto

Banco de Portugal avisa para recessão em 2023

"Uma desaceleração significativa” é a previsão do Banco de Portugal para 2023. Boletim de outubro reviu ainda a inflação (passa para 7,8%) e o crescimento (6,7%).

Débora Calheiros Lourenço

Giorgia Meloni, a primeira primeira-ministra de Itália

A presidente do Fratelli d'Italia e os seus aliados vão enfrentar uma grande lista de desafios, com os preços elevados das energias, a guerra na Ucrânia e a desaceleração da economia nacional, pertencente à zona euro.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.