Quase 11.900 médicos em dedicação plena no SNS com investimento acima de 300 milhões
As instituições com mais médicos em dedicação plena são a ULS de Coimbra, a ULS de São João, no Porto, e ULS de São José, em Lisboa.
As instituições com mais médicos em dedicação plena são a ULS de Coimbra, a ULS de São João, no Porto, e ULS de São José, em Lisboa.
Manuel Pizarro frisa que este modelo de prestação de cuidados estará assente na dedicação plena dos profissionais. Sindicatos alertam que mudanças podem afastar mais profissionais do SNS.
Proposta do Governo dá, na prática, mais 573 euros brutos por mês. Mas horas extraordinárias a cumprir pelos médicos passam das 150 para as 350.
A discussão em torno da dedicação plena dos médicos está enviesada. Na realidade, do que se trata é de um aumento de 40% no salário de uma classe profissional em troca de lugares de chefia no sector privado.
Em termos de acréscimo remuneratório e de horários, será desenvolvida uma negociação com os sindicatos.
Esta era uma das exigências do Bloco de Esquerda em relação ao Orçamento do Estado para 2022 e que foi aceite pelo Governo. O regime de dedicação plena será voluntário e não terá exclusividade absoluta.
Partido apresentou nove propostas em três áreas no âmbito das negociações do Orçamento do Estado para 2022. Dedicação plena no SNS, eliminação do fator de sustentabilidade para as longas carreiras e várias alterações ao Código do Trabalho fazem parte do documento.
A médica e investigadora Maria Amélia Ferreira, directora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e a cineasta Leonor Teles ganharam a 29.ª edição do Prémio Dona Antónia Adelaide Ferreira, galardão que distingue mulheres portuguesas com alma de "Ferreirinha".