Zelensky diz que negociações foram construtivas e antecipa reunião na próxima semana
Representantes ucranianos e russos terminaram hoje uma primeira ronda de negociações em Abu Dhabi sob mediação norte-americana.
Representantes ucranianos e russos terminaram hoje uma primeira ronda de negociações em Abu Dhabi sob mediação norte-americana.
As partes admitem retomar o diálogo nos próximos dias.
Discussões, que se realizarão na Florida, ocorrem num momento em que uma série de bombardeamentos russos contra as infraestruturas da Ucrânia provocaram cortes de energia no meio do inverno.
No dia 5, o chefe do bloco parlamentar de Zelensky anunciou que o ministro da Defesa seria substituído. Contudo, Zelensky optou por não comentar a informação e o próprio ministro afirmou que não tinha sido informado de nada.
Esta é uma semana importante para a Ucrânia uma vez que Kiev vai acolher uma cimeira com a União Europeia na sexta-feira que pode ser a alavanca necessária para conseguir ingressar no bloco, uma meta que se tornou mais urgente desde o início da invasão russa.
As tropas ucranianas recuperaram 20% do território perdido em Severodonetsk, afirma o governador de Lugansk.
A Rússia anunciou o controlo de Mariupol, com excessão do complexo metalúrgico. O chefe da delegação de negociadores ucranianos disse estar pronto para viajar até à cidade e iniciar rapidamente as negociações.
A Turquia diz que os dois países estão “perto de chegar a um acordo” e “concordam” em quatro das seis questões em discussão. Delegações ucraniana e russa estiveram em videoconferência esta segunda-feira.
Zelensky e a sua equipa encontraram café numa cidade fechada, que se prepara para o combate.
Não há ainda informação sobre onde irá decorrer a terceira ronda de negociações.