Presidenciais: CDS-PP declara apoio a Luís Marques Mendes
O CDS-PP justifica que a candidatura do antigo líder do PSD é aquela que “melhor representa o espaço político em que o CDS-PP se integra”.
O CDS-PP justifica que a candidatura do antigo líder do PSD é aquela que “melhor representa o espaço político em que o CDS-PP se integra”.
"As promessas que nos fizeram não foram avante, vamos sozinhos. Não temos problemas, não temos complexos", assegurou o líder do PPM sobre as eleições de maio.
Nuno Melo conseguiu vitória expressiva para o Conselho Nacional, o órgão que é o Parlamento do partido.
O 29.º Congresso do CDS-PP vai eleger o sucessor de Francisco Rodrigues dos Santos, que se demitiu da presidência do partido e não irá recandidatar-se na sequência dos resultados eleitorais nas legislativas de 30 de janeiro.
De um total de 127 conselheiros, 107 votaram a favor (84%), 16 votaram contra (13%) e quatro abstiveram-se (3%).
Francisco Rodrigues dos Santos, que nas legislativas de 2019 foi "número dois" pelo círculo do Porto e falhou a eleição, será agora cabeça de lista por Lisboa.
O Conselho Nacional do CDS-PP, que se reuniu de forma extraordinária, por videoconferência, teve a participação de 107 membros deste órgão.
O partido marcou, "com caráter de urgência", um Conselho Nacional para definir as linhas do programa eleitoral e aprovar os "critérios de designação dos candidatos" às eleições legislativas de janeiro.
O eurodeputado desafiou Chicão nas redes sociais, mas não tem esperança no seu apelo. Está portanto a recolher quatro mil assinaturas para convocar congresso.
Afirmando que o partido pode "eventualmente estar a viver" um momento de crise, Filipe Anacoreta Correia assinalou que o partido "sempre sobreviveu a esses diferentes momentos".
Adversário de Francisco Rodrigues dos Santos quer que Conselho Nacional seja considerado nulo pelo Tribunal de Jurisdição.
Antigo deputado e candidato autárquico decidiu desfiliar-se do CDS-PP 25 anos depois de se ter inscrito.
O cancelamento do congresso por proposta do presidente do partido foi aprovado com 144 votos a favor e 101 contra.
Nuno Melo diz-se "envergonhado" com o que se está a passar no CDS e garante que há uma decisão que aceita a impugnação do Conselho Nacional. Filipe Anacoreta Correia assegura que não há decisão sobre o pedido de Melo, só a aceitação do seu requerimento.
Conselho Jurisdicional deu razão a Nuno Melo que pedia o adiamento da reunião do CDS-PP. Franscisco Rodrigues dos Santos disse que não foi notificado e encontro vai mesmo realizar-se.
A reunião destina-se a "discutir a atual situação política, na sequência do chumbo do Orçamento do Estado".