
IGAS não estabelece causalidade entre morte em Montemor-o-Velho e atraso do INEM
Segundo concluiu o inquérito, o "contacto para a linha 112, só foi feito passado 21 minutos depois da vítima ter sido encontrada inconsciente e sem respirar".
Segundo concluiu o inquérito, o "contacto para a linha 112, só foi feito passado 21 minutos depois da vítima ter sido encontrada inconsciente e sem respirar".
Segundo as conclusões do relatório, as probabilidades de sobrevivência deste homem, de 90 anos, "seriam semelhantes, mesmo em condições otimizadas". Nesse dia houve duas greves do INEM.
Esta terça-feira, depois de as conclusões do relatório serem avançadas pelo jornal Público, o Governo reagiu à auditoria e considerou que as conclusões reforçam a necessidade "urgente e prioritária" do INEM.
"Não é possível o estabelecimento de nexo de causalidade entre a demora e o desfecho fatal verificado uma vez que as probabilidades de sobrevivência seriam bastante limitadas, quase nulas, atento o quadro clínico do utente", concluiu a Inspeção Geral das Atividades em Saúde.
"Perante a gravidade da situação e a ausência de reformas estruturais, reitera-se publicamente o pedido de demissão do Presidente do Conselho Diretivo do INEM ", refere a ANTEM.
Da saúde à justiça, passando pela TAP e pelo governador do Banco de Portugal, quais os principais dossiês que ficam sem solução até haver novo executivo?
De acordo com os procedimentos concursais com proposta de designação da CReSAP, cabe ao membro do Governo, no prazo máximo de 45 dias a contar da data de recebimento da proposta, proceder à designação de um dos candidatos.
Visita de Ana Paula Martins à sede do INE, em Lisboa, está agendada para as 15h30, mas antes a governante vai ser ouvida na Assembleia da República sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2025.
Em comunicado, o conselho diretivo do INEM refere que vai avançar esta quarta-feira com "a implementação imediata de medidas que visam otimizar o funcionamento dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes"
Anterior administração "apresentou insistentemente soluções" para um novo concurso público internacional destinado a assegurar o serviço de helicópteros de emergência médica, aponta o PS.
O responsável fica a substituir Luís Meira, que na segunda-feira apresentou a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, na sequência da polémica com a renovação do contrato para os helicópteros de assistência médica.
O Ministério da Saúde diz não compreender porque é que o INEM deixou terminar este prazo sem ter lançado um concurso público internacional, um ato permitido pela resolução de Conselho de Ministros de outubro do ano passado.
Ministério da Saúde reuniu com Luís Meira com vista à demissão, sem sucesso. Liderança do INEM também é contestada pelo sindicato: "Não temos técnicos nem para cumprir os serviços mínimos" em caso de greve, lamenta Rui Lázaro.
Hospital de campanha estava instalado desde 7 de março de 2020. Foi desmontado agora por, neste momento, a situação "estar estabilizada do ponto de vista de afluxo" e de o São João ter uma "resposta estruturada".
Sindicato denuncia falta de equipamentos nos meios de emergência, como os "eletrocardiógrafos, subtraídos em 2016 e ainda por repor, termómetros, equipamentos de proteção individual e vários consumíveis".
INEM prescindiu dos serviços de farmacêutico que questionou a Direção do organismo sobre irregularidades na toma da segunda dose da vacina contra a covid-19.