
OPINIÃO: A actual situação insustentável da advocacia
A advocacia em Portugal encontra-se presentemente a atravessar uma situação dramática, que todos os dias se agrava, sem que ninguém faça nada para essa degradação ser travada.
A advocacia em Portugal encontra-se presentemente a atravessar uma situação dramática, que todos os dias se agrava, sem que ninguém faça nada para essa degradação ser travada.
A advocacia é essencial para a boa administração da Justiça e defesa dos interesses fundamentais dos cidadãos.
António Jaime Martins diz que proposta pretendem que os advogados "exerçam a profissão de forma livre e independente, apenas subordinados à lei às regras da deontologia profissional"
Guilherme Figueiredo condena a actual bastonária por não ter debatido com os adversários e propõe um modelo de pagamento de quotas para os jovens
Ministra justificou saída apressada do congresso dos advogados e garante que nada tem de pessoal contra Marinho Pinto. "Mesmo que o contrário não seja verdade", sublinhou.
O Bastonário da Ordem dos Advogados assumiu hoje que não gosta da ministra da Justiça exigindo, apesar das divergências com Paula Teixeira da Cruz, o cumprimento da relação institucional entre a tutela e o representante dos advogados.
O Procurador-Geral da República (PGR), Pinto Monteiro, defendeu este domingo, na Figueira da Foz, a introdução na legislação nacional do crime de enriquecimento ilícito, mas alertou para a necessidade da Constituição ser respeitada.
O Bastonário da Ordem dos Advogados afirmou este domingo recear que o Ministério da Justiça avance com a contratação de profissionais para assegurar apoio judiciário, considerando essa possibilidade uma "das mais maléficas" alterações legislativas.
O Procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro, defendeu este domingo, na Figueira da Foz, uma colaboração "mais harmónica e melhor" entre o Ministério Público e a advocacia.
O Bastonário da Ordem dos Advogados afirmou este sábado que "há suspeitas muito sérias" de que "existem cambões" entre alguns escritórios de colegas e o Estado, violando a lei.
O advogado Garcia Pereira afirmou hoje que Portugal está a viver "uma espécie de Estado de Sítio que não foi declarado", com medidas que retiram direitos fundamentais aos cidadãos, a pretexto de isso estar no acordo da troika.
A ministra da Justiça disse esta sexta-feira que o Governo já pagou cerca de 6,8 milhões de euros de dívidas de apoio judiciário, 5,8 contraídas desde que tomou posse em Junho e um milhão herdadas do anterior Executivo.
O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), João Palma, abandonou esta sexta-feira a sala onde decorre o Congresso dos Advogados Portugueses, na Figueira da Foz, em protesto contra o discurso do bastonário Marinho Pinto.
A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, acusou esta sexta-feira o bastonário da Ordem dos Advogados (OA), Marinho Pinto, de usar o "ataque pessoal" contra a tutela e de ser a "única excepção" no diálogo do Ministério com os operadores judiciários.