IL retira confiança política a vereadora em Sintra e reitera recusa em integrar executivos com Chega
Eunice Baeta aceitou ser vereadora num executivo liderado pelo PSD e em que o Chega terá pelouros.
Eunice Baeta aceitou ser vereadora num executivo liderado pelo PSD e em que o Chega terá pelouros.
Candidata a deputada do PSD por Viana do Castelo continuou a receber pensão de sobrevivência meio ano depois de se casar e suspendeu-a antes de ir para listas de deputados. O PSD distrital não responde à SÁBADO se mantém confiança política.
O líder do Chega esteve no NOW e garantiu ainda que "a tutela da saúde está irremediavelmente sem confiança política neste momento".
O PS desafiou o primeiro-ministro a esclarecer se mantém a confiança política no ministro Miguel Pinto Luz para dirigir a privatização da TAP, alegando que já que participou num processo semelhante "envolto em suspeitas".
O ministro das Infraestruturas, que foi secretário de Estado aquando da privatização da TAP em 2015, disse que a legitimidade das suas funções atuais pertence ao primeiro-ministro.
O líder da juventude e a fotógrafa do partido, bem como a mulher do presidente da distrital e vários membros da comissão concelhia têm avenças em juntas de freguesia. Todos desmentem clientelismo partidário e falam em "competência" e "confiança política".
Líder parlamentar do PSD lembrou que a bancada se distanciou do deputado: "Nós retirámos-lhe a confiança política. Se ele continuará como deputado ou não? Isso é uma matéria que compete exclusivamente ao próprio, o lugar de deputado é pessoal. Não é algo que o PSD possa decidir, e bem".
Luís Montenegro retirou a confiança política a Joaquim Pinto Moreira, mas o deputado não apresentará pedido para passar a não inscrito.
Joaquim Pinto Moreira volta ao Parlamento, mas fica num limbo. Sem a confiança política de Luís Montenegro, deixa de participar nas atividades do grupo parlamentar. Mas, a menos que fique como deputado não inscrito, o seu voto continua a contar como sendo do PSD.
O líder do partido de extrema-direita e o deputado tinham uma reunião agendada para esta tarde na sede nacional do Chega, em Lisboa, mas deputado acabou por não estar presente "por entender que de momento não estão reunidas as condições" e André Ventura foi informado da sua decisão "via e-mail".
Segundo André Ventura, nos dois casos "houve uma violação direta das regras do partido de não pactuar com partidos que têm destruído Portugal", acusando-os de terem viabilizado orçamentos da CDU e, de no que se refere ao vereador de Sesimbra, ter sido aceitado o pelouro da proteção civil.
Quanto aos erros constantes no currículo profissional de José Guerra e que constaram numa nota enviada para a União Europeia, o primeiro-ministro mantém a tese de que se trata "dois lapsos sem relevância, aliás, para o processo de seleção".
O Presidente da República contou na TVI que o primeiro-ministro irá emitir uma nota em que reitera a confiança política em Francisca van Dunem.
Manuel Grilo comentou uma publicação no Facebook de um autarca eleito pelo Bloco, mas a quem foi retirada a confiança política. O comentário foi apagado.
O primeiro-ministro adiantou que nenhum ministro da Saúde foi sujeito a uma "prova tão dura como a atual". Governo só recorrerá à requisição de hospitais privados caso não exista outro remédio.
Jorge Pires, presidente da Associação Pediátrica Oncológica do Hospital de São João, demite-se da presidência do Chega Porto após ficar sem a confiança política da sua própria distrital.