
PCP não se oporá a nenhuma comissão parlamentar aos incêndios
Chega, BE e JPP já anunciaram que vão propor uma comissão de inquérito parlamentar à gestão dos incêndios.
Chega, BE e JPP já anunciaram que vão propor uma comissão de inquérito parlamentar à gestão dos incêndios.
"A comissão de inquérito parlamentar da TAP foi criada com um objeto muito específico: Analisar a gestão pública entre 2020 e 2022, e a pretexto de uma situação de ter havido um acordo de uma indemnização para uma pessoa que saiu da administração [Alexandra Reis]. Tenho verificado que a comissão parlamentar de inquérito tem evoluído naquilo que analisa", referiu António Costa.
Interrogado sobre as consequências políticas que vai tirar face ao que se tem passado na comissão de inquérito parlamentar, o primeiro-ministro respondeu: "As consequências políticas tiraremos em função dos resultados".
Quando foi ouvido na comissão de inquérito parlamentar ao Novo Banco (NB), Vieira disse que a venda deste fundo, no qual estão integrados os terrenos da Matinha (na zona oriental de Lisboa), "foi o pior erro de gestão" que fez na vida.
As propostas de Comissão de Inquérito Parlamentar do Chega, Iniciativa Liberal e PS foram alvo de críticas.
"Tenho total confiança" no ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes e "acho que a comissão de inquérito parlamentar já fez um trabalho muito esclarecedor", defendeu o primeiro-ministro.
O PS defendeu hoje que uma comissão de inquérito parlamentar sobre o Novo Banco deve avançar apenas na sequência de uma auditoria às circunstâncias em que ocorreu a resolução do Banco Espírito Santo (BES) em 2014.
A comissão de inquérito parlamentar à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) toma posse hoje ao final da tarde, após o plenário, informou o porta-voz da conferência de líderes.
Presidente disse ainda que "é uma decisão livre do Parlamento" realizar uma nova comissão de inquérito parlamentar sobre o banco público.
O Governo e os parceiros à esquerda chegaram já a um acordo para a redução do IVA na factura da electricidade, confirmou Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda.
Ex-secretário de Estado do Ambiente protagonizou hoje aquela que foi, até ao momento, a audição mais longa da comissão de inquérito parlamentar às rendas da energia.
Os deputados aprovaram a comissão que quer ouvir no Parlamento membros de vários governos - de Durão Barroso a António Costa - sobre as chamadas rendas na energia.
O partido já entregou a sua proposta no Parlamento. O Bloco já disse que quer ouvir vários responsáveis dos governos de Durão Barroso, Santana Lopes e José Sócrates, incluindo Manuel Pinho e também o presidente da EDP, António Mexia.
O antigo banqueiro diz que não fez pagamentos ao ex-ministro da Economia e considera que a investigação à EDP "não tem pés nem cabeça".
O deputado Jorge Costa disse ao Público que a comissão tem por objectivo apurar "as responsabilidades políticas" sobre "rendas abusivas cobradas na área da energia".
O ex-presidente da CGD garantiu em resposta às perguntas dos deputados da comissão de inquérito parlamentar sobre a sua nomeação e demissão que informou o Governo que só aceitaria o cargo se não fosse sujeito ao Estatuto do Gestor Público