PAN realiza X Congresso Nacional a 20 de dezembro
A Comissão Política Nacional aprovou a realização do X Congresso Nacional, sendo já conhecida a recandidatura de Inês de Sousa Real.
A Comissão Política Nacional aprovou a realização do X Congresso Nacional, sendo já conhecida a recandidatura de Inês de Sousa Real.
O último Congresso do partido realizou-se em maio de 2023 e resultou na reeleição da líder Inês de Sousa Real, depois de a sua candidatura à Comissão Política Nacional ter conseguido 72% dos votos.
Quando a proposta foi entregue José Luís Carneiro já tinha aberto a porta à viabilização do OE2026, assegurando que respeitaria e honraria a palavra que deu aos portugueses de "contribuir para a estabilidade política".
No Largo do Rato vai ainda ser discutida a posição do Partido Socialista sobre o OE2026.
Os membros da Comissão Política reconhecem que o BE "teve o seu pior resultado de sempre em legislativas" enquadrando-o num contexto de "uma avassaladora viragem à direita".
Candidaturas devem ser apresentadas até 7 de abril.
A reunião vai realizar-se às 21:00 na sede nacional do PS, no Largo do Rato, em Lisboa, e tem como ponto único a análise da situação política.
A recusa do resto da Comissão Política em constituir uma comissão de inquérito determinou: "A indisponibilidade para continuar a ser membros de um órgão esvaziado das suas competências"
Militantes e membros da comissão política do Juntos Pelo Povo decidiram, por unanimidade, que o partido deve votar a favor da moção de censura apresentada pelo Chega.
O líder do PS disse não duvidar de que o PS fez bem em negociar com o Governo e considerou que sem acordo os socialistas estão descomprometidos com o orçamento, "mas comprometidos com o saldo orçamental".
Reunião da Comissão Política do partido está marcada para as 21h00 desta segunda-feira.
Pedro Nuno Santos convocou uma reunião da Comissão Política Nacional para que a decisão seja tomada.
Beleza faz parte da Comissão Política do PS e foi mandatário nacional das listas socialistas nas últimas legislativas, tendo apoiado a candidatura de Pedro Nuno Santos à liderança.
Votaram nas eleições diretas para presidente da Comissão Política Nacional 16.602 militantes, de um universo de 41.863 militantes com capacidade eleitoral.
Durante a reunião da Comissão Política Nacional, Marcos Perestrello, do Secretariado Nacional do partido, veio dar nota desta decisão do órgão do partido.
"Eu apresentei uma lista à Comissão Política e ao Secretariado, vou apresentar a moção e está tudo a correr normalmente", afirmou.