Trump diz que Venezuela vai vender aos EUA entre 30 a 50 milhões de barris de petróleo
Presidente adiantou que o dinheiro, que vai controlar pessoalmente, será usado "em benefício do povo da Venezuela e dos EUA".
Presidente adiantou que o dinheiro, que vai controlar pessoalmente, será usado "em benefício do povo da Venezuela e dos EUA".
A Rússia fornecia armas à Venezuela em troca de petróleo e a China era a principal consumidora. Agora, com a invasão norte-americana, os rivais de Trump estão impedidos de acederam às maiores reservas petrolíferas do mundo.
Grandes empresas do setor lideram os ganhos no pré-mercado das bolsas norte-americanas. Chevron é vista como a melhor posicionada por já ter operações no país, através de uma licença concedida pela administração dos EUA.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na segunda-feira que os Estados Unidos destruíram uma área de atracagem utilizada por navios acusados de envolvimento com o tráfico de droga na Venezuela.
A tensão entre Caracas e Washington aumentou depois de Trump ter anunciado a proibição da entrada e saída de todos os petroleiros sancionados da Venezuela e a apreensão de dois navios que transportavam crude venezuelano nas últimas semanas.
As declarações surgem na sequência de uma sessão do Conselho de Segurança convocada a pedido de Caracas, na qual Rússia e China criticaram as ações dos Estados Unidos.
Presidente dos EUA afirmou ainda que o país vai apoderar-se do petróleo dos navios apreendidos nas últimas semanas.
A responsável pela Segurança Nacional dos Estados Unidos insistiu que o Governo de Maduro "usa os dólares" do negócio do petróleo para propagar drogas que "estão a matar a próxima geração de americanos".
Os EUA impuseram sanções à Lukoil para pressionar Moscovo a pôr fim ao conflito com a Ucrânia.
As imagens apocalípticas dos incêndios parecem, assim, uma premonição do caos que se avizinha, especialmente tendo em conta que acontecem mesmo antes da tomada de posse de Donald Trump, um dos mais notórios promotores do negacionismo climático a nível internacional.
A Guiana é o eldorado do petróleo e do gás natural. À frente das riquezas do país cobiçadas pela Venezuela está o único Presidente muçulmano das Américas. Quem é este homem que já foi investigado dezenas de vezes por fraude e como poderá resistir ao poderoso vizinho?
O governador da Califórnia pretende que seja criado um fundo, financiado por estas empresas, para pagar os esforços de recuperação necessários após os recentes incêndios e tempestades que devastaram o estado.
A BP registou lucros de 25 mil milhões de euros em 2022. Petrolíferas conseguiram lucros históricos no ano em que a Rússia perdeu parte do seu mercado.
Estas medidas surgem no seguimento de uma demonstração de abertura por parte de Maduro, após uma reunião, em março, com representantes do governo do presidente Joe Biden.
Ter pelos na cara pode não ser boa opção nos tempos que correm: diminuem a eficácia das máscaras respiratórias, que são a melhor maneira de se proteger.
Ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, admitiu esperar "mais casos" no país. Oito pessoas já tiveram alta.