Portugal precisa de mais 8 mil militares e está vulnerável nas defesas antiaéreas
Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas diz que o primeiro objetivo são 32 mil.
Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas diz que o primeiro objetivo são 32 mil.
A passagem de testemunho contou com a presença do antecessor no cargo, almirante Henrique Gouveia e Melo, do primeiro-ministro, do ministro da Defesa Nacional, do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e dos chefes militares do Exército e Força Aérea.
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai reunir-se hoje às 10:30 com o ministro da Defesa e o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) para preparar a reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional
Atualmente, existe "um controlo rigoroso de todas as bagagens, o SEF é chamado, a Autoridade Tributária é chamada, a Força Aérea quando chegam as bagagens toma um conjunto de procedimentos muito rigorosos", referiu o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro.
Este encontro acontecerá um dia depois de a Assembleia da República ter aprovado por larga maioria, na generalidade, as propostas de lei do Governo para a reforma na Defesa Nacional, que concentram mais poder no Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA).
O Governo pretende reforçar a autoridade do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), colocando os chefes dos ramos militares sob sua dependência hierárquica e atribuindo-lhe a coordenação dos Estados-Maiores.
Na presença do primeiro-ministro, António Costa, da ministra da Saúde, Marta Temido, do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante António Mendes Calado, o Presidente da República expressou depois "orgulho e gratidão" pela atuação das estruturas militares no combate à covid-19.
Diretor da PSP diz que polícia "fez o correto", apesar de ter pedido desculpa. Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas falou em "erro".
Numa pergunta enviada ao Ministério da Defesa Nacional, os sociais-democratas perguntam se o Governo "teve conhecimento antecipado" da decisão do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
O ex-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Pina Monteiro, do atual chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro e o antigo ex-embaixador de Portugal na NATO Almeida Sampaio prestaram depoimentos curtos e em menos de hora e meia a diligência desta fase de instrução estava terminada.
Pina Monteiro, almirante Silva Ribeiro e Almeida Sampaio vão ser ouvidos esta segunda-feira pelo juiz de instrução Carlos Alexandre.
Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas diz que "não é muito diferente ir para Espanha ou ir para o Algarve". "É só uma questão de opção", reforçou.
O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas disse que Portugal poderá enviar seis militares e um avião C-295 da Força Aérea para o Mali durante seis meses no próximo ano.
Presidente da República enviou mensagem às tropas numa visita do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas à missão de paz das Nações Unidas na RCA.
O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o almirante Silva Ribeiro, afirmou que a missão é a mais arriscada que as Forças Armadas portuguesas realizaram desde o fim o da guerra do Ultramar".
O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas queixou-se das "circunstâncias desafiantes" a que estão sujeitos devido às limitações financeiras.