
Ex-ministra Marta Temido "estremece" com anúncio de isenção de taxas moderadoras. Não existem desde 2022
Primeiro-ministro anunciou isenção para as zonas afetadas pelos incêndios.
Primeiro-ministro anunciou isenção para as zonas afetadas pelos incêndios.
Os incêndios provocaram até agora dois mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, na maioria sem gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
O IPMA prevê para hoje céu geralmente limpo, com nebulosidade temporária no litoral oeste, e uma pequena subida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro e na região Sul.
O alerta laranja devido às previsões de trovoada para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vigora entre as 18h de terça-feira e as 3h de quarta-feira.
"Prevê-se a ocorrência de períodos de chuva persistente a partir de dia 24 nas regiões Norte e Centro", precisou o IPMA, em comunicado.
Nos próximos dias, estes níveis de risco de incêndio vão manter-se, de acordo com a previsão do IPMA.
A alerta para queda de neve acima de 800 metros, com acumulação acima de mil metros, que poderá superior a cinco centímetros, é válido entre as 21h de quinta-feira e as 19h de sexta-feira nos distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco e Braga.
Aviso para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria estão em vigor desde as 05h30 até às 12h00.
Ministro chamou a atenção para o problema da impermeabilização dos solos e para as consequências que têm no normal ciclo da água.
No dia 7 de janeiro, o Porto e Vila Nova de Gaia foram atingidos por precipitação forte que deixou várias ruas inundadas.
Segundo o IPMA, estão sob aviso amarelo (o terceiro na escala) os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.
As temperaturas mínimas vão variar entre os 6º (Bragança e Guarda) e os 17º (Faro).
Governo decidiu prolongar situação de estado de alerta de incêndio que já estava em vigor até esta sexta-feira. Quinta-feira foi "um dos dias mais difíceis do ano", disse secretária de Estado.
Distritos de Bragança, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco, Faro e Viseu estão em estado de alerta especial de nível vermelho até ao final desta sexta-feira.
IPMA refere que o vento vai soprar forte durante o dia, com rajadas a atingir até 65 quilómetros/hora no litoral e 90 quilómetros/hora nas terras altas.
Instituto avisa que deve ser evitado qualquer contacto com a espécie, capaz de provocar fortes queimaduras devido aos seus longos tentáculos.