
Ataque russo à Ucrânia envolveu 93 mísseis balísticos e de cruzeiro
81 dos mísseis foram abatidos, 11 dos quais por caças F-16 que a Ucrânia começou a receber este ano dos aliados ocidentais.
81 dos mísseis foram abatidos, 11 dos quais por caças F-16 que a Ucrânia começou a receber este ano dos aliados ocidentais.
O presidente da Ucrânia está a visitar países europeus chega esta terça-feira à tarde a Portugal, para se reunir com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Chefe de gabinete adjunto da Presidência ucraniana, Ihor Zhovkva, agradeceu o apoio prestado por Portugal desde o início da invasão russa, A 24 de fevereiro de 2022.
Zelensky, que já demostrou ser tão de extrema-direita fascizante como Putin, quando lhe forem fornecidos os caças F-16 irá invadir o espaço aéreo da Federação russa e bombardear cidades desse país. Nestas terríveis condições, valerá a pena debater outros problemas, ou, pelo menos, tentar chamar a atenção para os mesmos? A resposta tem de ser sim. Um rotundo sim.
O presidente ucraniano salientou ainda que os "caças serão utilizados para afastar os terroristas russos das cidades e vilas ucranianas".
Na terça-feira, 11 países parceiros ucranianos assinaram um memorando que define as condições de formação dos pilotos ucranianos nos caças F-16.
"Os países ocidentais continuam na escalada dos esforços de guerra e isso implica riscos colossais para eles", afirmou o vice-ministro dos negócios estrangeiros russo.
O tenente-coronel Manuel Costa, porta-voz da Força Aérea Portuguesa, referiu à SÁBADO o "apoio fundamental" que os dois caças F-16 prestaram ao avião Embraer E190 através de "referências de rumo, altitude e velocidade".
Veja as imagens exclusivas. O avião, escoltado por dois caças F-16 da FAP, efectuou a aterragem após declarar uma emergência, devido a uma "falha crítica nos sistemas de navegação e controlo de voo".
O desfile militar de grandes dimensões, com passagem de caças F-16, começa às 11h00 com a chegada do Presidente da República e do Comandante Supremo das Forças Armadas.
Para o governo russo, a culpa do incidente é de Israel. Avião russo com 15 militares a bordo foi abatido junto à costa da Síria, pelo sistema de defesa anti-aérea.
Dos oito contratos de contrapartidas firmados entre 2001 e 2008, na sequência da compra de material militar, quatro ainda estão em execução. A execução das contrapartidas dos F-16 chegou a 143%.
Os motores que equipam os 30 caças F-16 das duas esquadras da Força Aérea Portuguesa vão ser alvo de revisão.
Os F-16 nacionais entraram ao serviço da Força Aérea Portuguesa em 1994, contando actualmente com 30 destes caças.
Boeing 737 foi escoltado por dois caças F-16 da Força Aérea.
Washington enviou os aviões para a base de Incirlik, no sul da Turquia, "para apoiar o combate" ao grupo extremista Estado Islâmico, anunciou a representação norte-americana na NATO