
Profissionais do cinema alertam para "silenciamento de denúncias" de assédio
Em resposta a um texto publicado no passado sábado, cerca de 300 profissionais da cultura alertam para o risco de se "desconfiar 'a priori' das vítimas".
Em resposta a um texto publicado no passado sábado, cerca de 300 profissionais da cultura alertam para o risco de se "desconfiar 'a priori' das vítimas".
O papel dos boletins foi oferta da Suécia, o esforço de organização das eleições foi dos militares e 92% dos recenseados votaram. A par do entusiasmo com a novidade - "ninguém dormiu na campanha", conta Marcelo Rebelo de Sousa - houve violência e alguns milhares de pessoas não puderam votar por causa do seu papel na ditadura. As eleições para a Assembleia Constituinte, um marco da transição, deram o primeiro triunfo aos moderados.
O festival cumpriu este ano a sua 21.ª edição, com 26 filmes nacionais em competição. Já o principal prémio internacional foi para o filme "Rising Up At Night", de Nelson Makengo
Desta sexta, 5, até domingo, 7, o Cinema São Jorge, em Lisboa, exibe filmes unidos pelo tema da oncologia, porque o cinema dá "outra vida à vida". No menu estão obras de Nanni Moretti e Claire Simon.
Os mais velhos estão sempre a aprender e a ser desafiados pelos mais novos, que lhes transmitem satisfação com a vida. Os jovens também ficam a ganhar com a troca de sabedoria e experiência – concluiu um estudo da Universidade de Harvard.
Vinte e cinco casos foram reportados ao Ministério Público, que deram origem à abertura de 15 inquéritos, dos quais nove foram já arquivados, permanecendo seis em investigação.
Número foi revelado por Pedro Strecht, que lidera a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica. 25 denúncias foram enviadas ao Ministério Público.
As denúncias de crimes que não tenham prescrito serão encaminhadas para a Justiça. Mas a maioria das encaminhadas até agora foi arquivada, segundo a PGR.
A comissão divulgou no seu último balanço público, em outubro, que já tinha registado 424 testemunhos validados.
Para o padre Filipe Diniz, "é de saudar todo o trabalho que tem sido feito" pela Igreja Católica no combate ao problema, sublinhando "a transparência" do processo.
A associação sublinha que a "atuação da Comissão Independente, pelo apoio na desocultação de situações de violência, sua caracterização e estudo, e futura intenção de melhor auxiliar a atuação da Igreja Católica face a situações de violência sexual mereceu, portanto, a atenção da APAV e a intenção de lhe ser atribuído o Prémio APAV 2022".
A maior parte dos crimes reportados já prescreveu, assumiu o coordenador Pedro Strecht.
Arquiteto Álvaro Siza foi convidado para projetar memorial de homenagem às vítimas.
Hans Zollner é membro da Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores do Vaticano e esteve em Lisboa.
O pedopsiquiatra Pedro Strecht referiu que "já foram enviados 16 [casos para o Ministério Público], mas em breve seguirão mais".
A 12 de abril, Álvaro Laborinho Lúcio, que integra a Comissão, revelou que entre os 290 testemunhos até então validados, 16 ainda não prescreveram.