
Governo vai criar Unidade de Combate à Fraude no SNS
A criação de uma Unidade de Combate à Fraude no SNS já constava do Programa do Governo. A unidade agora criada vai contar com colaboração da PJ e PGR
A criação de uma Unidade de Combate à Fraude no SNS já constava do Programa do Governo. A unidade agora criada vai contar com colaboração da PJ e PGR
A Madeira registou um surto da doença entre 2012 e 2013, com 1.080 casos confirmados de infeção por dengue, a maioria no concelho do Funchal, o que não ocorria em países da União Europeia desde 1920.
A maioria dos casos são homens com idades entre os 20 e os 49 anos, 44% em contexto de transmissão sexual, sem casos graves ou mortais reportados, informa a DGS.
A origem destes casos está em investigação, bem como estão a ser identificados os contactos próximos na comunidade e aplicadas medidas de controlo. Infetados são um homem e duas mulheres, todos adultos.
Nas últimas semanas, o país contabilizou três casos de sarampo, dois dos quais importados.
Crimes terão sido alegadamente "praticados por empresas subconcessionadas de outras que foram contratadas para operar na JMJ".
Um dirigente surge no processo de consulta prévia sob suspeita do ex-secretário de Estado Marco Capitão Ferreira. E há também contratações cruzadas e emprego para os cônjuges. Nova administração liderada por Ana Jorge vai fazer levantamento e análise dos casos para avaliar os "contornos da sua tramitação".
A recomendação de restrição de consumo mantêm-se "nas áreas consideradas de risco, até que haja a garantia de que todos os alimentos ou produtos potencialmente contaminados estão efetivamente retirados do mercado", referiu a DGS.
Nas últimas semanas foram detetados 187 casos suspeitos de toxinfeção alimentar associados ao consumo de broa de milho nesta zona do País.
Não basta investigar denúncias de negligência médica nos hospitais públicos. Os ataques constantes aos denunciantes são um apelo à impunidade e ao silêncio.
Os religiosos destas instituições que sejam suspeitos e ainda se encontrem no ativo vão ser afastados temporariamente durante uma investigação interna, confirmou direção.
A Polícia Judiciária está a investigar alguns casos suspeitos de grávidas estrangeiras que vieram ter o filho a Portugal e de estrangeiros que vêm apenas para obter medicamentos.
Aplicação do mecanismo de combate à corrupção internacional tem ficado aquém do esperado. João Paulo Batalha alerta: "Os organismos internacionais já começam a estar cansados das desculpas de mau pagador de Portugal".
Laboratório quer manter a capacidade de resposta se houver mais casos suspeitos, por causa do Campeonato do Mundo de Futebol.
Até agora, a vacina tem sido apenas administrada a pessoas que tiveram contactos de risco e o objetivo é vacinar preventivamente outros grupos que irão ser definidos pela DGS.
"Os casos notificados têm sido situações com resolução clínica, não tendo ocorrido casos graves", refere a DGS.