
Al Sharaa, o homem forte e um país retalhado
Ahmed al-Sharaa tem uma Constituição à medida da ambição que o levou da guerra jihadista à pose de estadista conciliador. Os 1.500 alauitas mortos em cinco dias mostram que o puzzle ainda é explosivo.
Ahmed al-Sharaa tem uma Constituição à medida da ambição que o levou da guerra jihadista à pose de estadista conciliador. Os 1.500 alauitas mortos em cinco dias mostram que o puzzle ainda é explosivo.
Estima-se que a Turquia esteja a acolher mais de três milhões de refugiados que fugiram do país desde 2011 quando começou uma guerra civil que terminou a 8 de dezembro.
Desde a queda de Bashar al-Assad foram descobertas na Síria várias instalações de fabrico de captagon, que ajudaram a florescer um comércio global anual de 10.000 milhões de dólares (9.550 milhões de euros) desta droga altamente viciante, que era sobretudo traficada para os países vizinhos do mundo árabe.
O governo do presidente Bashar al-Assad, na Síria, foi acusado por Washington e outros governos de lucrar com a produção e venda de um estimulante viciante do tipo anfetamina, conhecido como captagon, que se disseminou em todo o Médio Oriente. A descoberta de um grande laboratório de droga, após Assad ter sido deposto, vem dar força às acusações.
Obrigados a fugir da Síria após a tomada de poder por forças rebeldes, a família de Bashar al-Assad encontrou um novo santuário na Rússia, após o presidente Putin lhes ter concedido asilo, e luxos não faltarão.
Os terroristas do ISIS usaram-na. Os do Hamas também, para facilitar a matança, mas os comprimidos brancos fazem mais: financiam o regime sírio, o Hezbollah e outras milícias.
Anfetaminas, exaustão militar e a reorientação estratégica dos Emiratos Árabes Unidos e da Arábia Saudita, em busca de um compromisso de segurança com o Irão, abriram caminho à reintegração política na Liga Árabe.
Sem conseguir traficar por via aérea ou terrestre, os traficantes alteraram as rotas da droga para o mar.
Detido, de 47 anos, alegou que transportava analgésicos e vitaminas.
Estas são as notícias em destaque nas revistas e nos jornais de 29 de Outubro de 2015
Detenção aconteceu em Beirute, no Líbano.