Sábado – Pense por si

Lusa

‘Pager’, o antepassado do telemóvel conhecido pela fiabilidade

Estas pequenas caixas permitem receber mensagens, alertas sonoros ou números de telefone através da sua própria frequência de rádio e, por isso, sem recorrer às redes de telemóveis, que podem estar sujeitas a interrupções, problemas de ligação ou interceção das comunicações.

Ana Taborda

Maria João. Quem é a mulher de Ricardo Salgado?

Nasceu em Moçambique, onde o pai, um dentista famoso, estava a trabalhar. Quando tinha 6 meses, a família mudou-se para Lisboa e foi na capital que conheceu o marido. Viveu no Rio de Janeiro e na Suíça, viajou em barcos luxuosos, passou férias num dos resorts mais exclusivos do Brasil. Hoje, é ela que se reúne com os advogados.

Bruno Faria Lopes

O grande negócio da saúde privada

No meio da crise no SNS são cada vez mais as pessoas empurradas para o privado. Os grandes grupos competem com o público até nos tratamentos mais complexos e têm cada vez mais médicos em exclusividade. Mais escolha tem um preço: os portugueses são dos que mais pagam do seu bolso em saúde.

Débora Calheiros Lourenço

Escravatura moderna afeta 50 milhões de pessoas

As novas estimativas consideram que existem mais 10 milhões de pessoas vítimas de formas de escravatura moderna em 2021 do que em 2016, as mulheres e as crianças são mais afetadas.

Márcia Sobral

"Pai Paulino": o guardião dos negros

Paulino Conceição foi defensor dos direitos nos negros em Portugal, no século XIX, e passados mais de 150 anos continua a ser uma referência para a comunidade. Agora ficará eternizado na cidade de Lisboa através de um busto que vai ser colocado no Largo de São Domingos.

Sebastião Almeida

Na Zona J, os jovens do bairro não têm medo de mostrar como vêem o seu mundo

'Olhares (J)enuínos mostra, a partir de 20 de novembro, o trabalho fotográfico desenvolvido por 11 jovens da Zona J, em Chelas. O fotógrafo Gonçalo Fonseca e a psicóloga clínica Laura Vasconcelos, que coordenaram o projeto 'Pelos Teus Olhos', quiseram dotá-los das ferramentas "para criarem narrativas visuais e promoverem a sua saúde mental".

Bruno Faria Lopes

Finangeste: o bad bank dos anos 80

A Finangeste nasceu para fazer o que Costa quer hoje: tirar o malpara do dos bancos. Ia durar sete anos, mas só foi vendida em 2015

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)