O preço do passado
Parece História antiga, mas ainda estamos a pagar a corrupção sistémica que nos atirou para a crise.
Parece História antiga, mas ainda estamos a pagar a corrupção sistémica que nos atirou para a crise.
O ex-banqueiro, Ricardo Salgado, e outros principais arguidos no caso BES/GES vão começar a ser julgados esta terça-feira. Da queda do Banco Espírito Santo aos lesados, até quem é a juiza que irá presidir o julgamento, saiba tudo sobre este megaprocesso.
Apesar da instabilidade e dos danos reputacionais, Salgado faz tudo para se manter na presidência do BES e tenta publicamente dar uma imagem de confiança, ajudado pela tese de que o banco não é afetado pela parte não financeira do grupo.
O BES desapareceu no domingo, 3 de agosto de 2014, uma notícia que nesse dia caiu com estrondo, apesar da sucessão de escândalos que vinham sendo conhecidos no BES e em outras empresas do GES.
Depois de em julho de 2014 ter sido escolhido para suceder a Ricardo Salgado como presidente executivo do BES, Vítor Bento acabou por ficar à frente do Novo Banco.
No início do ano, os bónus dos gestores do Novo Banco geraram polémica, que culminou na redução da injeção de capital do Fundo de Resolução no Novo Banco em dois milhões de euros.
Tribunal Judicial da Comarca de Braga condenou o Novo Banco a pagar ao cliente a diferença entre os 107.541,12 euros investidos e o valor que este venha a receber no processo de liquidação BES, acrescido de juros.
O espetáculo de uma democracia em espiral descendente não é exclusivo dos Estados Unidos. Também em Portugal precisamos de sangue frio – e de arrepiar caminho.
O presidente do PSD retomou as críticas à gestão do ex-governado do banco central. Rio criticou as decisões tomadas no âmbito do Banif e do antigo BES. Quanto ao bloco central, o líder social-democrata acompanha António Costa no afastamento de tal cenário.
Relatório sobre a resolução do banco nega a lesados "praticamente qualquer recuperação". Os credores comuns do Banif teriam recuperado 12,7% do valor dos seus créditos caso o banco tivesse sido liquidado.
A história pornográfica do Novo Banco é a crónica de um roubo organizado aos contribuintes, com ampla cobertura de uma classe política hipócrita, conivente e capturada.
"Será que, para o PS, o senhor ministro das Finanças já não o é de facto e os portugueses ainda não o sabem", questionou o social-democrata Duarte Pacheco.
O grupo de lesados do BES lamentou que o primeiro-ministro, António Costa, tenha "acordado agora" e que esteja "admirado por ninguém ter sido julgado no caso BES".
Um bad bank, mais de 1.000 milhões de prejuízo e uma reestruturação profunda imposta por Bruxelas. Assim terminou a aventura espanhola, lançada por Carlos Costa e Faria de Oliveira. A Caixa formalizou hoje a saída de Espanha.
Apesar de à medida que avançava o ano de 2014 serem já evidentes os sinais de graves problemas no banco e no grupo, no final de julho e início de agosto cinco dias bastaram para pôr fim ao centenário BES.
Tribunal condenou Santander Totta a indemnizar cliente pelas obrigações do Novo Banco que acabaram transferidas para o "BES mau", com perda do investimento.