
A porta de entrada para o mundo das bolsas
Como escolher o intermediário para investir - e atenção às apps que levam a decisões emocionais (e arriscadas).
Como escolher o intermediário para investir - e atenção às apps que levam a decisões emocionais (e arriscadas).
A subida foi reclamada por clientes e políticos que vêm criticando a baixa remuneração da poupança depositada na banca.
O próximo ano traz mais inflação e incerteza sobre as taxas de juro. Saiba como pode proteger o seu património para garantir o futuro - não é fugindo do risco - e onde poupar para aliviar o presente. E confira as dicas de seis especialistas.
As taxas de juro historicamente baixas continuam a cair. Bem aproveitadas podem gerar poupanças e estabilidade valiosas para quem deve. Já para quem poupa não há soluções mágicas sem risco - e sem tempo pela frente para investir.
O imobiliário vai continuar a crescer. Há novas empresas a pagar juros por empréstimos de pessoas individuais. Renegociar créditos poupa-lhe muito dinheiro e os PPR continuam a ser uma opção segura numa época em que já há computadores e algoritmos a gerir investimentos.
Dar ordens na bolsa sai mais caro quando não se escolhe a corretora certa. Testámos 20 intermediários e fizemos as contas para encontrar o mais competitivo. Veja quanto pode poupar e o que ganha se aderir à Escolha Acertada.
Os portugueses nunca pouparam tão pouco como agora. Em dez tumultuosos anos, a taxa de poupança caiu mais de metade. Produtos sem risco pouco sedutores, carga fiscal elevada: eis a fórmula perfeita para não poupar. Faltam incentivos. Mas é mais que tempo de os criar.
...nas velhinhas contas poupança-habitação colhe um desconto de 200 euros na burocracia quando comprar casa. Dos molhos de vantagens que estes depósitos ofereceram em tempos, foi a que sobrou.
O valor real das poupanças aplicadas em depósitos vai-se deteriorando, ano após ano. A inflação tem superado o rendimento dos depósitos e no próximo ano o cenário não deverá ser diferente. O melhor depósito a um ano rende 0,9 % e a inflação prevista para 2019 é de 1,5 %. É certinho que as poupanças aplicadas em depósitos irão perder valor real.
A prosperidade que, até recentemente, animou as bolsas mundiais passou ao largo da Bolsa de Lisboa, desprezando os títulos nacionais, quais patinhos feios dos mercados. Mas, entre eles, há seis cisnes que valem bem o seu dinheiro.
Os clientes apresentaram menos reclamações ao Banco de Portugal, no primeiro semestre. As contas e o crédito continuam a liderar as queixas.
A lista completa com os 45 mais ricos de Portugal corresponde a uma fortuna agregada superior a 24 mil milhões de euros.
Lista é representada na sua maioria por homens com mais de 60 anos, mas também há dois "unicórnios" e cinco mulheres.
Lista é representada na sua maioria por homens com mais de 60 anos, mas também há dois "unicórnios" e cinco mulheres.
Os mais ricos do país são, na sua maioria, homens com mais de 60 anos de idade, segundo a lista da Forbes Portugal. Mas no ranking há também dois "unicórnios" e cinco mulheres - e uma delas tem mesmo a maior fortuna do país.