Mau tempo. Portugal não recorreu ao mecanismo europeu porque meios nacionais não estão esgotados
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil diz que, no entanto, recorreu ao sistema de imagens por satélite Copernicus.
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil diz que, no entanto, recorreu ao sistema de imagens por satélite Copernicus.
Em causa crimes de corrupção ativa e passiva e de participação económica em negócio, "por existirem indícios de favorecimento ilegal de concorrente em procedimentos realizados no período compreendido entre 2015 e 2023, em prejuízo do Estado Português".
Os ferimentos graves ocorreram na sequência de um acidente com um veículo dos bombeiros, que ardeu, disse à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
De acordo com o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 13:50 encontravam-se mobilizados para este incêndio 582 operacionais, apoiados por 195 viaturas e três meios aéreos.
O alerta foi dado às 03:53, devido ao "derrame de mil litros de amoníaco", disse um porta-voz do Comando Sub-regional da Grande Lisboa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 17h45, o fogo estava a ser combatido por 30 operacionais, apoiados por 10 viaturas.
Segundo o oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a embarcação em causa adernou (inclinou-se para um dos lados até a borda chegar à água), obrigando ao resgate dos seus sete passageiros.
Face às previsões, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, cheias provocadas pelo transbordo de rios e ribeiras e derrocada de terras.
Foi elevado o estado de prontidão dos meios para o nível laranja em 16 sub-regiões da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com especial incidência no Norte, no Centro e em Lisboa e Vale do Tejo do continente.
Às 06h30 foram registadas cerca de 20 ocorrências sobretudo no norte do continente, a maioria quedas de árvores e inundações de estruturas ou superfícies, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Os comandantes são suspeitos de se terem apropriado de dinheiro enviado para a corporação pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
As ocorrências não provocaram vítimas, nem danos, adiantou o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na terça-feira para o risco de inundações hoje e quinta-feira nas regiões do Norte e Centro devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente.
"É um incêndio que, neste momento, se desenvolve com duas frente ativas", disse, referindo que, a essa hora, estavam empenhados 149 operacionais, 10 meios aéreos e 41 veículos de apoio, referiu o Comando Nacional de Operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil estavam mobilizados, pelas 18h00, 521 operacionais, 149 viaturas e nove meios aéreos.
Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil assinala que medidas têm em vista "um detetar e, se possível, apanhar as pessoas que ao longo destes dias têm estado a meter fogo".