Sem acesso a Ozempic? Há 16 novos medicamentos para emagrecer quase a chegar às farmácias
Estão à espera de uma autorização da Autoridade Europeia do Medicamento e muitos mais estão ainda a ser produzidos em laboratório.
Estão à espera de uma autorização da Autoridade Europeia do Medicamento e muitos mais estão ainda a ser produzidos em laboratório.
Esteve na direção do Infarmed 11 anos e presidiu ao instituto entre 2015 e 2016. O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos explica como fármacos inovadores como o Zolgensma, dado às gémeas luso-brasileiras, chegam ao mercado.
São muito eficazes, mas têm dois custos. Um é o preço, os injetáveis são caros e não estão comparticipados. Outro são os efeitos secundários. Há pessoas que abandonam a medicação porque passam dias inteiros maldispostas ou a vomitar. Há quem não consiga levantar-se da cama por causa das tonturas e até relatos de pensamentos suicidas associados à toma. Estes fármacos estão indicados para pessoas com excesso de peso e obesidade, mas há muita gente a fazê-los só por vaidade, sem que existam estudos que provem que são seguros quando não há doença.
Estudo revela que a toma conjunta da vacina contra a gripe sazonal e de uma dose contra a covid-19 não tem um efeito negativo na resposta imunitária produzida por ambas. Portugal definiu um intervalo mínimo de 14 dias entre duas vacinas.
"É um problema que teremos que dirimir em breve", defendeu a secretária de Estado, acrescentando ser "possível e plausível" que as vacinas não aprovadas figurem nos certificados.
Na investigação conduzida em Portugal, Espanha, Itália e Bélgica, 77% dos inquiridos portugueses disponibiliza-se para ser vacinado, com 50% a quererem tomar a vacina já.
Será muito provavelmente a primeira vacina a chegar a Portugal, e espera-se que tal aconteça já em Janeiro. Os resultados surpreenderam os próprios cientistas.
Sociedade
A farmacêutica Merck Sharp & Dhome decidiu retirar do mercado os fármacos para o colesterol 'Tredaptive' e 'Trevaclyn', vendidos em Portugal, por recomendação da autoridade europeia do medicamento, que concluiu que os benefícios não superam os riscos.