
Euro 2024. O futebol bonito é uma treta
É mesmo, como dizia alguém do fair-play; só nos interessa a nós, os românticos apaixonados por este jogo, cada vez mais em vias de extinção. É saudosismo ou os jogos andam amarrados? Salva-se Espanha.
É mesmo, como dizia alguém do fair-play; só nos interessa a nós, os românticos apaixonados por este jogo, cada vez mais em vias de extinção. É saudosismo ou os jogos andam amarrados? Salva-se Espanha.
Jovic (Sérvia) e Mikautadze (Geórgia) são os mais recentes a ficar na história, ao marcarem os primeiros golos da suas seleções num Europeu de futebol. Mas o "melhor marcador" do Euro 2024 é o "autogolo". É verdade, são já sete bolas atiradas para a própria baliza, a ameaçar o "recorde" de 10 na anterior edição. E só Portugal foi beneficiado por duas vezes.
Este parece ser o Europeu dos autogolos (já lá vão seis e ainda só estamos na fase de grupos, será que vamos ultrapassar os nove de 2020?). É sempre uma grande desilusão cometer um erro desses. Mas nada deve bater o autogolo a que ficou associado o meu amigo Zé, já lá vão mais de 30 anos.
A Turquia era tida como o adversário mais forte de Portugal na fase de grupos do Europeu da Alemanha, mas a História já nos dizia que só por muito azar a vitória nos escapava. Foi assim na luta pela rota das especiarias e tem sido assim nos relvados.
Sabia que até começar o Qatar 2022 já se tinham marcado 2548 golos em Mundiais, sendo 53 autogolos? E que o primeiro hat-trick da prova, logo em 1930, da autoria de um jogador dos EUA, só foi reconhecido pela FIFA dali a 76 anos, já o autor tinha morrido? E que uma previsão matemática aponta o Brasil como futuro campeão?
Com o Euro 2020 a chegar às meias-finais, fomos ver quem é que já está na história do torneio: CR7 é o melhor marcador dos Europeus, Donnarumma lidera a Itália há mais tempo sem sofrer golos e Schick marcou do meio-campo.
Com o 4-2 em Munique, Portugal caiu para terceiro lugar do grupo e fica por enquanto a fazer contas para a repescagem dos melhores terceiros.
Selecção nacional precisava de vencer para garantir já hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020. Mas nada está perdido.
Defesa central confessou que ficou "em choque" após a invasão à academia do Sporting e que pensou em sair do clube.
Dois golos de Pizzi e dois autogolos de jogadores dos "arsenalistas" permitiram às "águias" conquistar os três pontos na deslocação difícil.
Com a conquista de 2018/19, o conjunto da Luz passa também a ter maioria na última década, com seis triunfos contra quatro do FC Porto.
Nas águias, a hora é de festa. Falta um ponto para o título de campeão e basta marcar ao Santa Clara para que esta equipa do Benfica se torne a quinta da história a chegar ao incrível número de 100 golos
Dois autogolos de Ventosa
Afastado da I Divisão desde 1994, o clube de Vila Nova espreita o regresso aos grandes alicerçado pelo apoio da Quantum Pacific, empresa sediada em Londres e liderada pelo israelita Idan Ofer, com ligações à Gestifute de Jorge Mendes. Esta noite há jogo grande contra o Paços de Ferreira
O Olympiacos, treinado pelo português Pedro Martins, venceu este sábado na visita ao Giannina, por 2-1, num jogo com dois autogolos, e mantém-se na perseguição ao líder PAOK, na Liga grega
Não é caso raro e certamente já terá sucedido noutras ocasiões, mas não deixa de ser um momento de certa forma insólito.