ULS de Coimbra ultrapassou as 100 cirurgias robóticas em ortopedia
O especialista frisou que a cirurgia robótica, iniciada em julho, "tem revolucionado" a forma como são realizadas intervenções cirúrgicas.
O especialista frisou que a cirurgia robótica, iniciada em julho, "tem revolucionado" a forma como são realizadas intervenções cirúrgicas.
A criação da especialidade de Medicina de Urgência e Emergência, aprovada pela Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos (OM) em setembro do ano passado, é uma medida prioritária do Plano de Emergência e Transformação da Saúde e e entra em vigor na terça-feira.
A prática de fazer tatuagens sob o efeito de anestesia geral ou sedação já foi adotada no Brasil e nos Estados Unidos pelas estrelas, e está, pouco a pouco, a ganhar adesão em Portugal.
O concurso para a área de especialização do Internato Médico esgotou os lugares na maioria das outras especialidades.
O responsável fica a substituir Luís Meira, que na segunda-feira apresentou a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, na sequência da polémica com a renovação do contrato para os helicópteros de assistência médica.
Estudo dirigido especificamente a internos refere que 35,5% dos médicos iniciou apoio psicológico ou psiquiátrico durante o internato.
"A Ordem dos Médicos entendeu que já que o Ministério da Saúde não faz adequadamente o seu trabalho devia dar um contributo técnico-científico numa matéria extremamente sensível e que já está há demasiado tempo com graves dificuldades", avançou o bastonário.
"Em 33 das 48 especialidades foram ocupadas 100% das vagas a concurso", revela a Administração Central do Sistema de Saúde que sublinha a preocupação com a diminuição das escolhas em Medicina Interna.
Novas vagas vão permitir "ir ao encontro das expectativas dos jovens médicos, maximizando-se a capacidade de formação do SNS, sobretudo nas especialidades mais carenciadas".
Foi o primeiro a trazer a psicoterapia assistida por quetamina para Portugal e fê-lo num hospital público em janeiro de 2021. Os efeitos do psicadélico na doença mental surpreenderam-no.
Um estudo feito aos médicos, enfermeiros e farmacêuticos portugueses revela que, tal como na Eurpa, as más condições laboriais e salariais, o cansaço e o stresse estão a gerar uma enorme crise e a pôr em causa a qualidade dos cuidados de saúde.
Nas especialidades onde há maior carência de médicos há "números recordes de vagas", exemplificando o caso da Medicina Geral e Familiar, diz ministro da Saúde.
Entre as 19 especialidades, constam internos que estão a fazer a sua formação especializada no CHULC em ginecologia e obstetrícia, anestesiologia, cirurgia cardíaca e geral, oncologia, pediatria, radiologia, gastroenterologia e ortopedia.
Transição de gestão feita sem tempo, demoras de meses para contratar pessoas e comprar equipamentos, falta de diálogo. O contraste entre a gestão dos hospitais que eram PPP, de gestão privada, para EPE, gestão pública, ilustra os problemas na Saúde.
Ex-ministro da Saúde diz que as medidas essenciais para resolver os problemas do SNS já constam dos programas dos últimos governos mas que falta o indispensável: impulso político para as concretizar.
Dezenas de especialistas saíram para o privado. Os blocos estão a funcionar só para os casos oncológicos e as epidurais nos partos não são garantidas.