
Prémio Literário Correntes d’Escritas atribuído a Andreia C. Faria por “Canina”
O júri desta edição do prémio no valor de 25 mil euros foi composto por Ana Paula Tavares, João Gobern, Margarida Ferra, Maria de Lurdes Sampaio e Ricardo Marques.
O júri desta edição do prémio no valor de 25 mil euros foi composto por Ana Paula Tavares, João Gobern, Margarida Ferra, Maria de Lurdes Sampaio e Ricardo Marques.
A edição deste ano, que vai decorrer de 10 a 20 de outubro, terá "o programa mais vasto de sempre", diz o autarca de Óbidos. Max Porter, Irene Vallejo e Conceição Evaristo entre os autores presentes.
De Ricardo Araújo Pereira a Djamila Ribeiro, Lídia Jorge e Joël Dicker: durante três semanas, a Feira do Livro de Lisboa vai receber autores em conversas e apresentações de livros. Escolhemos 10 momentos a não perder.
Escolhido por unanimidade, o livro "Não há pássaros aqui" é a obra de estreia de Victor Vidal, autor brasileiro de 32 anos, e foi selecionado entre 907 candidatos de 14 países.
De esta 5.ª, 12, até 22 de outubro, vão passar pelo festival literário de Óbidos 603 autores e criadores. A programação inclui 108 conversas e tertúlias e 40 apresentações e lançamentos de livros.
Júri entendeu "que as obras concorrentes não correspondem aos parâmetros de qualidade literária exigidos pelo prémio". Vencedor seria anunciado esta quarta-feira.
No discurso de agradecimento pelo Prémio Saramago, Reis Cabral disse mesmo sentir "uma alegria de criança", por ser distinguido com o prémio.
Livro Pão de Açúcar foi editado no ano passado, e aborda um caso verídico que aconteceu no Porto, o assassinato da transexual Gisberta, em 2006, depois de sucessivos atos de violência e na sequência de um ataque, perpetrado por jovens entre os 12 e os 16 anos, à guarda da instituição católica Oficina de São José.
O escritor e cronista angolano Carmo Neto considerou que a atribuição do 31.º Prémio Camões ao brasileiro é a "consagração que faltava como escritor a um ícone" da música popular brasileira.
O músico e escritor brasileiro diz que ficou "muito feliz" por seguir os passos do compatriota distinguido com o prémio em 2016.
"O seu trabalho atravessou fronteiras e mantém-se como uma referência fundamental da cultura do mundo contemporâneo", afirmaram os jurados.
O cantor e escritor brasileiro é o mais recente laureado com o prémio literário mais importante da língua portuguesa.
Mais de 500 pessoas assinaram o movimento a exigir o fim dos maus odores.
O romance vencedor do Prémio LeYa de Literatura, no valor monetário de 100 mil euros, pertence ao escritor brasileiro.
O Prémio LeYa de Literatura é o maior galardão para uma obra inédita escrita em língua portuguesa.
O Prémio Camões será entregue ao escritor cabo-verdiano numa cerimónia a decorrer na Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro.