
Covid-19: Algarve com 32 surtos ativos e escolas com o maior número de casos
As festas e convívios sociais no Algarve originaram cinco surtos de covid-19, com 51 infetados.
As festas e convívios sociais no Algarve originaram cinco surtos de covid-19, com 51 infetados.
Escolas de cinco concelhos algarvios fecharam após 78 casos que colocaram mais de 1.300 alunos em isolamento. Decisão foi comunicada com 15 horas de antecedência às escolas, que se queixam de um encerramento "em cima do joelho".
Deputados do PSD consideram que a decisão "é reveladora de uma intolerável e gritante falta de respeito pelos pais", por desestruturar a organização familiar nas próximas semanas
Autoridade de saúde regional explica que a decisão tem como base "o princípio da precaução", devido à existência de "816 casos confirmados ativos de covid-19", com uma taxa de incidência a 14 dias de 583 em Albufeira, 329 em Faro, 448 em Loulé, 403 em Olhão e 326 em São Brás de Alportel.
Taxa de incidência da covid-19 a 14 dias no Algarve era de 186 casos por 100.000 habitantes até esta terça-feira, com uma tendência "progressivamente crescente".
O pavilhão municipal de Castro Marim foi transformado num centro para fazer testes antigénios à população para detetar casos de covid-19.
"Estamos ainda longe do controlo desta situação e importa não relaxar naquilo que são as medidas instituídas", disse o presidente da ARS do Algarve.
Delegada de saúde avisa que espécie de mosquito gosta de "pequenas quantidades de água limpa", como a que fica nos "pratos dos vasos, nos pneus dos automóveis ou em recipientes naturais".
O número de casos pode vir a aumentar, estando ainda testes a decorrer, indicando que as pessoas envolvidas no surto são "maioritariamente estrangeiras".
A região algarvia reportou 37 novos casos este sábado – o maior número de sempre desde o início da pandemia. Verão fez aumentar os casos do novo coronavírus em todo o país durante o mês de agosto – com exceção para Lisboa e Vale do Tejo.
Primeiro caso do clube de futebol que está integrado no Campeonato Nacional de Seniores foi diagnosticado na quarta-feira. Todos os profissionais foram "colocados em isolamento".
O número de infetados com covid-19 relacionados com a festa ilegal em Lagos subiu para 90 esta sexta-feira. Ministra da Justiça pediu à Procuradoria-Geral da República a intervenção do Ministério Publico.
Concelho detetou seis novos casos de infeções nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da DGS. Graça Freitas confirma que doentes infetados residem em vários concelhos do Algarve.
Até agora, as autoridades de saúde já realizaram mais de 100 testes, identificando 16 casos de infeção por covid-19 relacionados com a festa.
Realidades territoriais periféricas estão entre os principais motivos que justificam o facto de não terem havido contágios pelo novo coronavírus em quatro dos 16 concelhos do Algarve.
São mais de 50 os trabalhadores rurais que ainda se encontram em quarentena, mas "a situação está estável", existindo "cinco pessoas com sintomas" que estão devidamente "separadas dos outros".