
Reservas de sangue estão abaixo dos valores de outros anos
Trata-se de "uma situação invulgar para esta época do ano", salientou o Instituto Português do Sangue da Transplantação.
Trata-se de "uma situação invulgar para esta época do ano", salientou o Instituto Português do Sangue da Transplantação.
A federação apela a todas as pessoas saudáveis, com mais de 18 anos e mais de 50 quilos que façam uma dádiva de sangue, lembrando que "todos os dias são necessárias 900 a mil unidades de sangue".
O país perdeu 40 mil dadores regulares entre 2011, quando a dispensa de serviço foi retirada, e 2021.
A dádiva de sangue consiste na colheita de cerca de 450ml de sangue a pessoas com 18 anos ou mais, ter 50 quilogramas de peso e ser saudável e não demora mais de 30 minutos.
Também o Instituto Português do Sangue e da Transplantação já apelou para o reforço de dádivas de sangue, em particular dos grupos A e O.
Nascido em 01 de janeiro de 1936, em Lisboa, Álvaro Roque de Pinho Bissaia Barreto teve a sua formação profissional como engenheiro civil, no Instituto Superior Técnico.
Antigo dirigente social-democrata morreu, esta segunda-feira, após meses de internamento. Tinha 84 anos.
Basta meia hora para ajudar a salvar uma vida, mas o número de dadores de sangue é ainda insuficiente para as necessidades
Está confirmado um novo recorde anual de passageiros na infra-estrutura algarvia, abalada pela notícia da insolvência da Monarch, e que em 2018 terá o maior aumento das taxas aeroportuárias nos últimos cinco anos.
As novas rotas vão ligar Faro às cidades de Paris, Lyon, Toulouse, Bordéus, Nantes, Marselha, Viena, Doncaster e Nuremberga. Prevê-se um aumento de 1,2 milhões de lugares
Isenção vai ser alargada a todos os cuidados hospitalares.
Pedir um pratinho de Marisco à Eusébio é a garantia de que provará algumas das sugestões que o GPS encontrou em Lisboa e no Porto
As associações de dadores de sangue decidiram este sábado pedir uma audição à comissão parlamentar de saúde para insistir na discussão parlamentar da petição que exige a isenção das taxas moderadoras para os dadores.
O presidente da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Guimarães disse esta sexta-feira não ter "qualquer dúvida" que a diminuição das dádivas de sangue em Portugal se deve ao fim das isenções no acesso aos cuidados de saúde.