
Centro de Recolha Oficial de Braga suspende adoção de animais no Natal
O CRO de Braga vai suspender temporariamente a adoção de animais durante a época natalícia para evitar adoções por impulso.
O CRO de Braga vai suspender temporariamente a adoção de animais durante a época natalícia para evitar adoções por impulso.
O total de adoções em 2022 diminuiu para 173, face às 185 de 2021, houve 14 crianças devolvidas pelos adotantes e mantém-se próximo dos sete anos o tempo de espera para adotar uma criança.
Os números de adoções de animais de estimação dispararam com a pandemia. Mas a maioria dos donos continua a preferir chamar nomes de pessoas às mascotes.
Desde maio, foram abandonados 2 mil animais, numa altura em que também se aproxima o verão.
A TVI tem de proceder à "transmissão gratuita, no Jornal das 8, do texto de resposta" da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).
É uma medida tomada pela associação "há vários anos" depois de os elementos terem percebido que os "animais eram adotados nos dias 23 e 24 de dezembro e regressavam passados poucos dias".
Só no primeiro semestre deste ano já foram entregues para adoções responsáveis mais animais do que em todo o ano de 2018.
Ministério Público decidiu arquivar inquérito-crime e considera que investigação da TVI tinha "falhas quanto à confirmação do que efetivamente se passou".
O inquérito disciplinar agora arquivado analisou a atuação funcional dos magistrados do MP nos casos em que o MP interveio junto do Tribunal de Família e Menores de Lisboa.
Prescrição dos factos dita o arquivamento da investigação à alegada rede ilegal de adoção da IURD. Alegações dos pais biológicos foram desmentidas pela investigação.
Rubricas em documentos a autorizar adoções são muito provavelmente das progenitoras.
Posição foi assumida um dia depois de o parlamento ter "chumbado" propostas de criação de comissões.
Audição foi aprovada por unanimidade na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
Audiência surge na sequência do relatório sobre a petição acerca das alegadas adoções ilegais.
Ainda não há data previsível para tal acontecer.
Mãe aproveitou manifestação contra adoções ilegais da IURD para fazer um apelo público.