Greve nos aeroportos desconvocada após acordo com acionistas da ex-Groundforce
A greve tinha sido convocada devido à incerteza quanto ao futuro dos trabalhadores.
A greve tinha sido convocada devido à incerteza quanto ao futuro dos trabalhadores.
Sindicatos exigem garantias escritas de manutenção dos postos de trabalho e dos direitos adquiridos.
Os sindicatos da assistência em escala querem que os postos de trabalho sejam assegurados pelo Governo, mesmo em caso de perda do concurso. Greve vai impactar movimento das festividades nos principais aeroportos.
Air Europa vai suspender todos os seus dezasseis voos de e para Portugal.
A TAP acordou serviços mínimos com vários sindicatos para esse dia.
Paralisação abrange todo o trabalho suplementar, com início às 00h00 do dia 24 de dezembro de 2024 e até às 24h00 de dia 01 de janeiro de 2025.
O sindicato teve conhecimento, desde que foi pedida a insolvência da Groundforce, há dois anos, de muitas intenções de saída da empresa.
"Achei uma parte engraçada, [...] o doutor Luís Rodrigues comunicou aos trabalhadores que não conhece o plano de reestruturação da TAP", disse Paulo Duarte, na comissão de inquérito à TAP.
Até agora, foram ouvidas dez das cerca de seis dezenas de pessoas que passarão pela comissão parlamentar.
A empresa tinha vindo a registar irregularidades no pagamento dos salários, com pagamentos faseados e uma intervenção direta da TAP, para o pagamento de subsídios de férias e anuidades em atraso.
O despedimento coletivo na TAP vai abranger 82 trabalhadores, abaixo dos 124 previstos, após a adesão às medidas de rescisão voluntária.
A insolvência da Groundforce foi aprovada pelo tribunal da Comarca de Lisboa, dando razão ao pedido da TAP.
Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos anunciou decisão sobre greve prevista na Groundforce, nos dias 30, 31 de julho e 1 de agosto, depois da confirmação da TAP do pagamento aos trabalhadores.
Companhia aérea diz que proposta feita à Groundforce contempla a realização de um novo adiantamento "por conta de serviços prestados e a prestar" com o objetivo de viabilizar o pagamento daquele subsídio, evitando que "se precipite um cenário de disrupção numa altura crítica para os clientes".
Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil desconvocou a assembleia-geral prevista para este sábado devido a "algumas fragilidades técnico informáticas".
Sete sindicatos de trabalhadores de terra da TAP chegaram a um acordo coletivo de emergência com a empresa, que prevê cortes só para salários acima de 1.330 euros.