E se visse Lisboa a voar de passarola?
23 de dezembro de 2021Sofia Oliveira com Leonor Riso

E se visse Lisboa a voar de passarola?

Através dum simulador de realidade virtual, vai ser possível sentir que está realmente a voar. Vai conseguir visitar alguns dos monumentos mais icónicos de Lisboa, Sintra e Cascais, vistos duma perspetiva muito diferente. Esta experiência no alto das nuvens, que envolve tecnologia de última geração, vai estar disponível no museu Lisbon Story Center, na Praça do Comércio.

Leonor Xavier: 'Foi a vender tupperwares que conheci São Paulo'
13 de dezembro de 2021Dulce Garcia

Leonor Xavier: "Foi a vender tupperwares que conheci São Paulo"

Leonor Xavier morreu esta segunda-feira aos 78 anos, não resistiu a um cancro do cólon que lhe tinha sido diagnosticado em 2014. A SÁBADO publicou no final de 2010 uma longa entrevista de vida à jornalista e escritora, onde esta fala da infância e da ida para o Brasil onde descobriu a liberdade.

O moralista

Nos tornozelos de gigantes

DeSilva cita os casos de Wordsworth, que moldou o Romantismo em 290 mil quilómetros de passeatas, de Kant, Beethoven, Jonathan Swift, passeantes obsessivos. E parafraseia Nietzsche: “Todos os grandes pensamentos são concebidos a andar.” Levantem agora o rabo desse sofá.

Sete clássicos da literatura adaptados a novelas gráficas
15 de novembro de 2021Pedro Henrique Miranda

Sete clássicos da literatura adaptados a novelas gráficas

A recente edição de Fome, clássico do Nobel da Literatura Knut Hamsun, em formato de novela gráfica traz à mente outros grandes trabalhos literários em quadrinhos. Relembramos aqui os melhores.

Salvo evidência em contrário

Sair, partir ou ir embora é uma espécie de lei não escrita, respeitada por vários escritores nas últimas frases dos seus livros: “Entalou a pistola no cinto e saiu” ("O Homem Duplicado", Saramago); “Depois agradeceu ao empregado e partiu” (Tiago Rebelo, "Para Ti, uma Vida Nova").

Os dias e as noites das facas longas
15 de setembro de 2021Tiago Carrasco

Os dias e as noites das facas longas

Sócrates, Vara e Guterres não o pouparam no PS. Entrou em guerra com Belmiro de Azevedo por causa do Colombo, vetou Marcelo para comissário da Capital da Cultura e Esteves Cardoso acusou-o de ser alcoólico.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana