
António Costa representa UE na cimeira de paz para o Médio Oriente
O antigo primeiro-ministro português representará a UE na cerimónia do Plano de Paz para o Médio Oriente, após ter sido convidado para marcar presença pelo Presidente do Egito.
O antigo primeiro-ministro português representará a UE na cerimónia do Plano de Paz para o Médio Oriente, após ter sido convidado para marcar presença pelo Presidente do Egito.
Israel e o Hamas concluíram um acordo de cessar-fogo prevendo a libertação dos reféns detidos em Gaza dentro de 72 horas em troca de prisioneiros detidos por Israel.
Jared Kushner não tem nenhum cargo oficial na Casa Branca, mas disponibilizou-se para ajudar os EUA nas negociações de paz entre Israel e o Hamas. Genro de Trump recorre às suas técnicas dos negócios para ser bem sucedido na diplomacia.
O principal objetivo desta conferência “deve ser o de atender às necessidades mais urgentes, como a reconstrução do abastecimento de água e energia, bem como a assistência médica”.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a libertação dos reféns em Gaza deverá ocorrer entre segunda e terça-feira. O líder norte-americano adiantou ainda que poderá viajar para o Médio Oriente para participar numa cerimónia de assinatura do acordo, no Egito.
Também Paulo Rangel e Marcelo Rebelo de Sousa saudaram o acordo.
Bezalel Smotrich disse sentir "imensa alegria" com a libertação dos reféns mas manifestou "grande medo" sobre as "consequências de esvaziar as prisões e libertar a próxima geração de líderes terroristas, que farão todo o possível para continuar a derramar rios de sangue judeu".
Trump anunciou na quarta-feira que Israel e o movimento islamita aceitaram a “primeira fase” do seu plano de paz.
"TODOS os reféns serão libertados em breve e Israel retirará as suas tropas para uma linha acordada", publicou Trump na rede Truth Social.
Reféns deverão ser libertados como parte do acordo.
Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, cancelou até a sua viagem para Paris devido aos progressos nas negociações.
Luxemburgo, Israel, Egito, Albânia ou Finlândia já ganharam a Portugal, algo que a Hungria nunca conseguiu em 15 jogos. No dia 14, no estádio de Alvalade, todos esperam que a invencibilidade se mantenha.
As conversações terão como prioridade “o estabelecimento de um cessar-fogo, a troca de prisioneiros e a entrega de ajuda humanitária”, disseram fontes oficiais turcas.
Na segunda-feira morreram 12 pessoas em ataques da Forças da Defesa de Israel.
O Hamas exigiu "a paragem de todas as operações militares israelitas na Faixa de Gaza" e garantiu que "porá fim às suas operações militares" ao mesmo tempo.
Ao longo dos últimos dias, vários ativistas detidos por Israel denunciaram terem sofrido maus-tratos.