
Portugal fechou 2024 com excedente orçamental de 0,7% do PIB
Excedente registado ficou acima dos 0,4% estimados pelo Governo, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.
Excedente registado ficou acima dos 0,4% estimados pelo Governo, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.
O primeiro-ministro destacou indicadores positivos da economia portuguesa, incluindo o crescimento económico, o excedente orçamental e a redução da dívida pública.
O ministro da Economia anunciou nas redes sociais um excedente orçamental correspondente a 0,3% do produto interno bruto , "o primeiro desde há 14 anos".
O crescimento económico é de onde vem o dinheiro para abrir um pouco os cordões do erário público e manter um excedente orçamental modesto. Miranda Sarmento confirma estratégia política da AD: Estado dos serviços públicos, carga fiscal alta e execução das verbas do PRR não permitem excedentes muito altos.
Dois economistas apontam o que podia ter sido feito caso o excedente fosse detetado mais cedo, e deixam conselhos ao próximo Governo: continuar a baixar dívida.
A SÁBADO viaja até à gestão orçamental em 1973, quando também houve excedente orçamental. Recorde este artigo publicado em 2019.
O que significa um excedente orçamental, de onde veio este excedente, que tipo de pressão traz ao novo governo minoritário da AD - e qual era a intenção de Luís Montenegro para as finanças públicas antes das eleições.
António Costa confirmou que em 2023 haverá excedente orçamental mas não quis comprometer-se com a dimensão de uma descida de impostos para o próximo ano.
Este excedente é cinco vezes maior do que o registado no final de julho e "9.211 milhões de euros superior quando comparado com os mesmos meses de 2021".
As contas mostram uma queda acentuada dos gastos com exames e das receitas com taxas moderadoras durante o período da pandemia da covid-19.
O excedente orçamental registado até fevereiro tinha sido "o mais alto de sempre", mas o Ministério das Finanças já tinha avisado que seria sol de pouca dura.
Portugal passou de um défice de 0,4% do Produto Interno Bruto em 2018 para um excedente público de 0,2%.
Apesar do aumento, o Ministério das Finanças avisa que a partir do próximo mês a execução orçamental vai estar "integralmente condicionada" pela Covid-19.
O primeiro-ministro admite que o objetivo de alcançar um excedente orçamental este ano já não deverá ser possível perante a pandemia da covid-19. António Costa promete que o Executivo irá apresentar terça-feira um "pacote muito forte" de medidas de apoio às empresas.